caramelo em um pote escorrendo

Caramelo Salgado

Essa combinação de doce com salgado é poesia. Deliciosa pra colocar em brownies, bolos ou panquecas, além de precisar de poucos ingredientes.

Caramelo Salgado

caramelo em um pote escorrendo
Essa combinação de doce com salgado é poesia. Deliciosa pra colocar em brownies, bolos ou panquecas, além de precisar de poucos ingredientes.

Caramelo Salgado

O caramelo salgado é um dos sabores mais queridinhos da Casa Caroba. Estava principalmente nos brownies, mas era incrível quando colocado no recheio dos bolos ou macarons.

O caramelo salgado funciona para diversas preparações. Aqui, a união preferida era com chocolate meio amargo.

bolo de chocolate com cookies e caramelo escorrendo

A consistência do caramelo salgado varia de acordo com a sua intenção. Você pode chegar em um caramelo mais espesso e menos fluido, ou então um caramelo bem fino. Tudo depende da caramelização, proporção entre açúcar e creme de leite, além da quantidade de manteiga. Ou seja, existem infinitas receitas de caramelo salgado possíveis.

Vale lembrar que a consistência do também varia de acordo com a temperatura em que ele está.

A que eu vou ensinar aqui, tem uma consistência cremosa e levemente firme quando em temperatura ambiente.

caramelo em um pote escorrendo

Os ingredientes para o caramelo

  • Açúcar
  • Manteiga
  • Creme de leite fresco (ou nata)
  • Flor de sal

Substituir o creme de leite fresco por nata é super possível, porém a nata possui um percentual maior de gordura e vai carregar um pouco do seu sabor característico também, mas fica muito bom!

A flor de sal é um ingrediente delicado e crocante, que traz o salgado de forma super harmoniosa. Porém sim, é possível trocar a flor de sal por sal comum. O resultado não é o mesmo, mas você vai chegar em um caramelo salgado também!

Dicas de ouro

Na hora de preparar o seu caramelo, escolha uma panela de inox de fundo grosso. Isso vai ajudar o açúcar a caramelizar de forma homogênea e em um velocidade controlada.

Você pode mexer o açúcar quando faz um caramelo a seco (caramelo que não utiliza água). Tome muito cuidado para não respingar em você. A queimadura de caramelo é muito dolorida e perigosa.

Além da panela ser de inox e de fundo grosso, o ideal é que ela também tenha as laterais um pouco altas. Quando é adicionado o creme de leite ao açúcar caramelizado, a mistura solta muito vapor e sobe pelas laterais da panela. Se ela for muito baixa, pode acabar escorrendo pelas laterais.

Talvez você não tenha percebido, mas nenhum dos ingredientes que são usados para fazer o caramelo levam glúten. Ao menos não naturalmente. Sempre veja as embalagens. Por isso, caso você seja intolerante ou alérgico ao glúten, essa receita é super possível para você!

Não sabe onde usar o caramelo? Eu te ajudo!

Aqui tem a minha receita de panquecas, no estilo americanas, que ficam perfeitas com caramelo salgado, para comer em um final de semana de manhã ou um feriadinho no café da tarde: panquecas americanas

Não pode comer glúten? Sirva o caramelo salgado com esse brownie: brownie sem glúten

Vamos pra receita? Se fizer, me marca lá no insta @casacaroba

Beijos,

Glau ❤︎

caramelo em um pote escorrendo

Caramelo Salgado

Glau Machado

Ingredientes
  

  • 100 gramas açúcar
  • 20 gramas manteiga
  • 150 gramas creme de leite fresco (ou nata)
  • Q/b flor de sal

Modo de preparo
 

  • Em uma panela ou microondas, aqueça o creme de leite.
  • Em outra panela, de fundo grosso e alta, leve metade do açúcar para caramelizar em fogo médio/baixo. Quando você ver que todo (ou quase todo) o açúcar está derretido, coloque a outra metade, mexa e espere derreter.
  • Tome cuidado para ele permanecer sempre em um tom de caramelo claro. Se ele ficar muito escuro (muito caramelizado) ele ficará amargo!
  • Quando estiver todo caramelizado o açúcar, com MUITO cuidado coloque o creme de leite aquecido sobre o açúcar. Você deve mexer sempre, cuidadosamente, até estar tudo homogêneo. Nessa etapa você precisa tomar muito cuidado, pois o caramelo sobe e solta muito vapor e pode queimar você.
  • Depois de homogeneizado, continue cozinhando por mais uns 5 minutos, mexendo sempre.
  • Desligue a panela e adicione a manteiga gelada. Mexa até ficar tudo homogêneo.
  • Aguarde a temperatura diminuir e ficar morno. Adicione a flor de sal a gosto e guarde em um pote.
  • Caso queira, adicione a flor de sal apenas quando for servir. Por cima do caramelo.

Notas

Rendimento: 120g
Validade: 3 meses refrigerado
Você também irá gostar

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas

Banoffee

Já sabemos que a banoffee é uma delícia, mas tentei aqui fazer uma receita mais especial, com alguns detalhes para ficar ainda mais gostosa.

Leia mais

Junte-se a nós!

Assine a newsletter semanal gratuita, com conteúdo exclusivo, receitas, dicas e curiosidades.