Esse brownie vegano e sem glúten foi criado com base na receita de brownie tradicional que era vendida na minha confeitaria. Fazendo as substituições e alterações corretas de proporção, cheguei em uma receita que acredito que não perde em nada em questão de sabor, aparência e textura se comparada com uma tradicional.
A listinha básica de ingredientes para o brownie vegano que você precisa já garantir
- Farinha de linhaça dourada: a farinha de linhaça dourada faz a vez do ovo nessa receita vegana.
- Açúcar demerara e açúcar mascavo: acho o açúcar mascavo essencial em um brownie.
- Chocolate: procure um chocolate vegano de qualidade. Uso um brasileiro 70% cacau.
- Óleo de girassol ou de coco: o óleo de girassol tem um sabor neutro e o óleo de coco trará um leve sabor de coco. Também existe o de coco sem sabor, que é uma super opção.
- Farinha de arroz integral: ela vem em substituição à farinha de trigo e aporta um pouquinho de fibra também.
- Amido de milho: em união à farinha de arroz integral, ela substitui a farinha de trigo e também ajuda (com o açúcar) na criação da casquinha de cima do brownie.
- Cacau em pó: lembre-se que quando digo “cacau em pó” é sempre o 100%.
- Sal
- Fermento: tradicionalmente o brownie não leva fermento, mas ele vem para ajudar na substituição do ovo, juntamente com a farinha de linhaça.
- Nozes: as nozes ficam perfeitas no brownie, mas podem ser substituídas por qualquer oleaginosa ou até mesmo omitidas da receita.
A farinha de linhaça dourada
Em receitas em que retiramos os ovos, podemos usar alguns substitutos diferentes para eles, como a farinha de linhaça dourada, purê de banana, purê de maçã. A escolha de qual será usada depende do objetivo dela. Nesse caso, a substituição será para garantir a liga dos ingredientes, por isso será usada a farinha de linhaça dourada.
Quando misturada com água (1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada para 3 colheres de sopa de água), ela produz um gel, que é a mucilagem, substituindo os ovos e garantindo a liga.
Os açúcares
O açúcar demerara é muito parecido estruturalmente com o refinado, por isso pode ser usado tranquilamente em substituições a ele, com a vantagem de ser um açúcar em forma mais integral do que o refinado.
Já o mascavo é um açúcar mais “natural”, não passou por tantos processos. Ele tem um sabor marcante de melado e bastante umidade, o que faz uma diferença muito importante (nas minhas receitas) para os brownies.
Sobre o cacau em pó
Quando estamos falando em cacau em pó, usamos sempre o 100%. É comum encontrarmos no mercado o “cacau em pó 50%” e isso é na verdade chocolate em pó 50% (50% cacau e o restante é açúcar e afins).
Procurar uma boa marca de cacau em pó é bem importante, pois algumas tem um retrogosto que pode ser ruim. Recomendo e uso o da Melken, mas há uma variedade de boas marcas por aí.
Agora sim. Podemos ir para a receita!
Lembre-se de me marcar no @casacaroba lá no insta de fizer a receita ❤️
Beijos,
Glau ❤︎
Brownie Vegano e Sem Glúten
Ingredientes
- 25 gramas farinha de linhaça dourada
- 140 mililitros água
- 150 gramas açúcar demerara
- 250 gramas açúcar mascavo
- 250 gramas chocolate
- 90 gramas óleo de girassol (ou de coco)
- 220 gramas farinha de arroz integral
- 110 gramas amido de milho
- 50 gramas cacau em pó
- 4 gramas sal
- 3 gramas fermento
- 80 gramas nozes
Modo de preparo
- Misturar a linhaça com água e aguardar uns minutos até se hidratar
- Adicionar os açúcares e misturar vigorosamente. A mistura deve clarear levemente
- Acrescentar à mistura o chocolate derretido e já pesado junto ao óleo e mexer até ficar homogêneo
- Adicionar todos os secos e mexer. A mistura ficará pesada e densa. É assim mesmo!
- Distribuir em uma forma de aproximadamente 20x30cm e acrescentar a sua oleaginosa de preferência, ou omitires parte. O Brownies fica perfeito de qualquer forma!
- Assar em forno pré-aquecido a 180 graus celcius por aproximadamente 25 minutos. Ele deve ficar com as laterais assadas e, ao tocar, o meio levemente macio.
Uma resposta
Que deliciaaa