Banoffee

Já sabemos que a banoffee é uma delícia, mas tentei aqui fazer uma receita mais especial, com alguns detalhes para ficar ainda mais gostosa.
Já sabemos que a banoffee é uma delícia, mas tentei aqui fazer uma receita mais especial, com alguns detalhes para ficar ainda mais gostosa.

Banoffee

A banoffee é uma torta que ganhou um espacinho no coração dos brasileiros. Ela é consideravelmente recente, surgiu por volta de 1970, em comparação com sobremesas super clássicas como o crème brûlée, que as primeiras aparições foram em meados de 1690. Mas não é por menos que já é um super sucesso no Brasil: colocou banana e doce de leite, a gente ama!

Ela originalmente não levava doce de leite, e sim caramelo, mas é inegável que para nós o doce de leite tem papel quase principal, por isso eu nem me atrevo a tirar hehe.

Geralmente encontramos banoffees feitas com a banana crua fatiada, o que é uma delícia, mas eu gosto demais de banana caramelizada para deixar ela de fora dessa história, além de que podemos trazer um pouquinho do caramelo da receita original.

Os ingredientes para a banoffee

  • Banana: eu usei banana branca. Vale prestar atenção para ela não estar muito madura, quase passada. Como vamos caramelizar, ela pode acabar de desfazendo na panela.
  • Biscoito: sempre que preciso usar biscoito como base de alguma preparação, eu escolho o biscoito de leite maltado. Você pode escolher o que você tiver mais fácil acesso, como maizena ou maria, por exemplo.
  • Manteiga: sem estresse aqui.
  • Doce de leite: como o doce de leite é um ingrediente bem importante nessa receita, escolha um de qualidade. Costumo usar um que tenha uma consistência firme. Se você preferir, pode usar leite condensado cozido também, mas vai agregar um passo a mais na preparação.
  • Açúcar mascavo: para caramelizar a banana de um jeitinho especial, mas se quiser pode trocar pelo demerara ou refinado.
  • Água: apenas para ajudar no derretimento do açúcar mascavo.
  • Creme de leite fresco: vamos fazer um chantilly caseiro com ele, mas caso prefira, pode comprar um chantilly pronto ou creme de leita “bate chantilly”, como explico mais a frente. Gosto de usar o creme de leite fresco pois acho o sabor delicioso, além de você conseguir controlar a quantidade de açúcar que vai usar.
  • Açúcar refinado: para o chantilly.
  • Flor de sal: vai dar o toque final perfeito para a banana caramelizada.
  • Canela em pó: bom na banana e bom salpicado no chantilly também.
  • Cacau em pó: esse é realmente o mais opcional de todos, acho legal salpicar sobre o chantilly junto da canela em pó.

A base crocante da banoffe

Primeiramente, se atente ao tamanho da forma! A minha forma tem 22 centímetros de diâmetro e 4cm de altura. Caso sua forma seja menor, diminua a quantidade dos ingredientes da receita. A forma deve ter fundo removível para você poder desenformar no final.

A base crocante é uma mistura bem simples de biscoito triturado e manteiga. Você pode triturar no processador ou, se não tiver um, coloque o biscoito dentro de um saquinho para alimentos e bata com um socador, por exemplo, até virar uma farofa.

Se estiver fazendo no processador, basta colocar a manteiga derretida dentro e bater mais um pouco até misturar tudo. Caso esteja triturando em um saco, despeje o conteúdo do saco em uma tigela e então adicione a manteiga derretida. Misture bem com uma colher ou com as mãos. O resultado será uma farofinha “molhada”.

Coloque parte dessa farofa na forma e vá puxando para as laterais, forrando elas, fazendo pressão com os dedos. Gosto sempre de começar pelas laterais para depois fazer o fundo. Acho que o resultado fica mais “limpo”. Quando as laterais estiverem prontas e com uma espessura parecida de todos os lados, faça o fundo.

Não faça uma camada muito fina, pois ela pode não suportar o recheio e se abrir.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos. Para saber se está pronto, basta verificar se está dourado e as bordinhas um pouco mais escuras. Vale ressaltar que cada forno é um forno. Você precisa estar de olho na base e deixar mais ou menos tempo, de acordo com a sua necessidade.

Aqui vai uma dica que eu acho preciosa para quem ama um acabamento “limpo” e mais profissional: no momento em que retirar a base do forno, apoie na mesa e, com uma colher, pressione novamente toda essa casquinha contra o fundo e as laterais. Ela ainda não estará dura e você poderá deixar o acabamento super lisinho e bonito. Assim que esfriar, ela vai ficar firme e crocante e fazer isso não será mais possível.



O recheio

Para o recheio da banoffee, podemos usar um creme a base de doce de leite, com gemas, amido de milho, creme de leite e afins. Eu acredito que a banoffee pede por um doce de leite puro, de boa qualidade e firme.

Gosto bastante de doce de leite uruguaio ou argentino, que geralmente são um pouco menos doces e mais firmes. Nessa receita eu usei um doce de leite mineirin delicioso.

Basta o fundo de biscoito estar frio, mais ou menos de 10 minutos de espera desde que saiu do forno, e você pode acrescentar o doce de leite e espalhar com uma colher.

A banana caramelizada

Quer simplesmente usar banana crua por cima do doce de leite? Vai na fé, porque super funciona. Coloque elas cortadas em uma tigela, regue com um pouco de limão espremido e então posicione sobre o doce. Porém, se quiser usar a banana caramelizada, siga as dicas abaixo:

Escolha bananas maduras, porém não perto de estarem passadas. Como vamos caramelizar, a banana pode acabar de desmanchando e formar uma bananada.

Corte as bananas em rodelas ou na metade, no sentido do comprimento, que é como fiz nessa receita.

Em uma frigideira, coloque a manteiga reservada para a caramelização, o açúcar mascavo, a água e aguarde esse açúcar começar derreter. Acrescente as bananas, salpique um pouco de canela a gosto e deixa caramelizar de um lado durante alguns minutos, então vire e caramelize do outro.

Posicione as bananas caramelizadas ainda quentes sobre o doce de leite, cobrindo o máximo do doce que conseguir. Caso sobre um pouco do caramelo na frigideira, coloque-o sobre a banana também. Salpique a flor de sal a gosto (gosto de caprichar nesse passo) e leve à geladeira para refrigerar e firmar o doce de leite.

Chantilly caseiro

Para bater o chantilly, o creme de leite deve estar bem gelado. Antes de bater, deixe o creme de leite fresco durante uns 10 minutinhos no freezer.

Vale lembrar que creme de leite de caixinha tradicional não bate chantilly. Ele não tem a quantidade suficiente de gordura na composição para que isso aconteça.

Existem cremes de leite de caixinha especiais, que vêm escrito “bate chantilly” na frente. Você pode usá-los também, já que são uma opção mais acessível e fácil de encontrar. Eles levam alguns ingredientes a mais na composição, como espessantes, estabilizantes e gordura extra, para que formem o chantilly.

Caso use essa opção, apesar de não ser a minha favorita, você deve fazer da mesma forma: colocar no freezer antes para usá-lo bem gelado.

Finalmente como fazer: coloque o creme de leite na tigela da batedeira, acrescente o açúcar e comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando conforme ele ganha corpo e firmeza.

Cuidado para não bater demais e passar do ponto: se você ultrapassar, o creme vai separar em dois, sendo uma parte manteiga e a outra parte um líquido (apenas para creme de leite fresco).

Para saber que chegou no ponto certo, você deve se atentar às ondulações/caminhos do creme na batedeira. Quando essas ondulações ficarem mais estáveis e os caminhos marcados, com aparência de um creme, você pode parar.

A finalização

Você deve utilizar o chantilly assim que estiver pronto, não deixe esperando.

Coloque ele sobre a banoffee e vá espalhando com uma colher, formando um desenho bem orgânico.

Eu gosto de ir fazendo em camadas: acrescento uma parte, espalho até quase as pontas da torta, então acrescento outra camada e espalho menos, e assim por diante, até acabar o creme. Só depois de fazer essa parte, você deve desenformar. Pois o movimento de espalhar o chantilly pode pressionar demais a torta e acabar danificando as laterais.

Para finalizar com chave de ouro, salpico um pouco de canela e cacau em pó, usando uma peneirinha.

Está pronto para servir.

Espero muito que você goste dessa receita e faça. Tomei bastante tempo para escrever ela em detalhes de forma que você faça a melhor banoffee que você e as pessoas que você gosta já comeram.

Se fizer, lembra de me marcar no insta @casacaroba. Vou adorar também receber uma mensagem com o seu feedback sobre essa e outras receitas.

Um beijo,

Glau ❤︎

Banoffee

Glau Machado
Servings 12 porções

Ingredientes
  

  • 340 gramas biscoito maltado ou maizena, ou maria
  • 150 gramas manteiga derretida
  • 6 unidades banana branca
  • 20 gramas manteiga para a caramelização
  • 60 gramas açúcar mascavo
  • 30 militros água
  • 600 gramas doce de leite
  • 400 gramas creme de leite fresco
  • 70 gramas açúcar refinado
  • Q/b flor de sal
  • Q/b canela em pó

Modo de preparo
 

  • Pré-aqueça o forno e separe uma forma redonda, de fundo removível, de 22 centímetros de diâmetro e 4 centímetros de altura.
  • Triture o biscoito no processador ou dentro de um saco (coloque os biscoitos no saco e bata com um socador) até virar uma farofa.
  • Coloque manteiga derretida sobre o biscoito e volte a processar até misturar. Caso esteja triturando dentro de um saco, coloque a farofa em uma tigela e então acrescente a manteiga derretida e mexa com uma colher ou com as mãos até ficar bem misturado.
  • Coloque essa farofa com manteiga no fundo da forma e vá moldando as laterais e o fundo. Cuidado para que não fique uma camada muito fina.
  • Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C até dourar, por aproximadamente 25 minutos. O tempo varia de forno para forno, por isso tenha atenção à cor. Quando estiver assada, deixe reservada para esfriar.
  • Adicione todo o doce de leite e espalhe bem.
  • Leve para uma frigideira a outra parte de manteiga, o açúcar mascavo e a água. Quando o açúcar estiver dissolvido, acrescente a banana cortada em rodelas ou na metade, no sentido do comprimento. Caso deseje, salpique canela em pó por cima.
  • Quando um lado da banana estiver caramelizado, vire a banana para caramelizar o outro.
  • Depois de caramelizados os dois lados, transfira as bananas para a forma e posicione de maneira uniforme sobre o doce de leite, não tem problema que ainda estejam quentes. Caso sobre caramelo na frigideira, coloque sobre as bananas também. Salpique um flor de sal sobre a banana. Esse detalhe faz toda a diferença para a sua banoffee.
  • Leve para esfriar e firmar no refrigerador por pelo menos 2 horas.
  • Para finalizar e servir, bata o creme de leite fresco bem gelado juntamente com o açúcar, até alcançar pico firme. Cuidado para não bater demais e acabar separando a gordura (formará uma manteiga) do líquido. O ponto é quando você perceber que o creme já está formando caminhos bem marcados e, levantando o batedor, a pontinha do creme fica bem firme, conforme a foto.
  • Coloque esse chantilly sobre a torta, espalhando com uma colher, de forma bem orgânica, e salpique canela e/ou cacau em pó para finalizar.

Notas

Validade: 3 dias refrigerado.
Você também irá gostar

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas
caramelo em um pote escorrendo

Caramelo Salgado

Essa combinação de doce com salgado é poesia. Deliciosa pra colocar em brownies, bolos ou panquecas, além de precisar de poucos ingredientes.

Leia mais

Junte-se a nós!

Assine a newsletter semanal gratuita, com conteúdo exclusivo, receitas, dicas e curiosidades.