Eu havia perdido o jeito de fazer granola depois de passar uns anos dependente da granola pronta. Depois que me mudei e coloquei a meta de consumir mais coisas que eu mesma faça, voltei a fazer essa granola crocante caseira e me arrependi de ter passado tanto tempo usando granola pronta.
O que acho mais legal de eu mesma preparar, é poder escolher exatamente o resultado final e também variar de acordo o meu mood do momento. Tem momentos que to com mais vontade de oleaginosas e vezes que to com mais vontade de uma granola mais docinha e menos saudável.
Nessa granola, por exemplo, eu quis fazer um mix entre ingredientes saudáveis e ingredientes meio vazios nutricionalmente hehe mas chegando em um resultado realmente delicioso.
Os ingredientes que usei
- Aveia: o ideal é aquela aveia grossa, mas como tinha em flocos médios em casa, foi a que eu usei.
- Flocos de Milho: o tal do corn flakes que a gente comia quando criança. Usei uma versão que vem sem açúcar.
- Arroz Integral Puff (expandido): ele é mais um ingrediente que traz volume e crocância. Pode tranquilamente ser subtituído.
- Nozes Picadas Grosseiramente
- Mix de Sementes: o meu mix é de gergelim, linhaça e semente de girassol, mas qualquer semente vai ficar muito bom.
- Canela em Pó
- Cardamomo Moído na hora: o cardamomo em pó que compramos no mercado, geralmente já não tem mais aroma e nem sabor. Eu abri o cardamomo, retirei as sementinha e triturei com as costas de uma faca. Não ficou um pózinho, mas funcionou.
- Açúcar Mascavo
- Mel: Vai ficar delicioso de substituir por melado ou fazer meio a meio.
- Óleo de Coco: pode ser usado qualquer óleo, mas eu gosto muito do sabor do óleo de coco.
A crocância
O que torna essa granola crocante, é o mel e o açúcar mascavo que criam uma película caramelizada ao redor dos ingredientes, por isso, é preciso que eles estejam bem misturados com tudo.
Além disso, para garantir uma granola crocante, é importante fazer uma camada não muito grossa da massa na forma, para que ela asse de maneira uniforme.
Também é importante tirar do forno de 20 em 20 minutos para mexer a granola e voltar a esticar, o que também vai garantir que asse de forma uniforme.
Tire do forno apenas depois que ela estiver douradinha. Ela sai do forno ainda meio “mole”, mas depois que começa a esfriar, rapidamente fica crocante e então deve ser levada a um pote hermético.
Essa granola forma pedaços que ficam unidos e mega crocante, mas caso queira uma granola mais soltinha, basta adicionar mais óleo de coco. Em um experiência, eu adicionei o dobro de óleo de coco dessa receita e ficou beeem soltinha. Também pode soltar com a mão, quebrando os pedaços.

Como fazer substituições
Tudo nesse receita pode ser substituído. Caso você não tenha alergia ou não tenha algo que você não consuma na receita, eu recomendo você fazer o mais parecido com a minha na primeira vez e então ir fazendo alterações conforme seu gosto.
Para substituir ingredientes, eu recomendo manter as proporções. Por exemplo: você quer tirar o flocos de milho e adicionar mais aveia, coco em lascas e semente de abóbora, então você pode substituir a 1 xícara dos flocos de milho por 1 xícara da mistura desses ingredientes que você quer usar.
Isso vai garantir que tanto o mel, quanto o óleo de coco, sejam suficientes para cobrir o volume final de ingredientes e que você tenha uma granola crocante caseira saborosa.
Como fazer a granola crocante caseira
Não tem coisa mais simples do que fazer uma granola. Basta misturar todos os ingredientes em uma tigela grande e misturar muuuito bem, para que o mel e o óleo de coco fiquem bem distribuídos por toda a granola.
Depois disso, é só esticar em uma forma, fazendo uma camada “fina” e uniforme. Então levar para assar em forno pré-aquecido a 150oC e ir tirando de 20 em 20 minutos para mexer.
Ela deve ser tirada do forno quando estiver bem dourada e, depois de esfriar, levada imediatamente a um pote com fechamento hermético, para que não amoleça.
E é isso… essa é realmente uma receita sem mistérios. Prometo que você vai gostar e vai poder se divertir fazendo mais testes de sabores na sua casa.
Se fizer, me marca lá no instagram @casacaroba. Adoro ver e interagir com vocês!! ❤︎


Granola Crocante Caseira
Ingredientes
- 1 xícara aveia em flocos grossos
- 1 xícara flocos de milho sem açúcar
- 1 xícara arroz integral puff (ou o que você achar)
- 1/4 xícara mix de sementes
- 1/4 xícara nozes picadas
- 4 colheres de sopa açúcar mascavo
- 1 unidade cardamomo (sementes trituradas)
- 1 colher de sopa canela em pó
- 1 (boa) pitada sal
- 1/2 xícara mel (ou melado ou meio a meio)
- 1/4 xícara óleo de coco
Modo de preparo
- Em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa de baixo para cima, para que fiquem todos bem cobertos pelo mel e pelo óleo de coco.
- Estique a granola em uma forma, formando uma camada que não seja muito grossa, para que ela asse de maneira uniforme.
- Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150℃.
- Tire de 20 em 20 minutos para mexer, até que a granola esteja bem douradinha. Aqui ficou três rodadas de 20 minutos, mas vale a pena ficar de olho nos 20 minutos finais, para que não queime.
- Aguarde esfriar (é super rápido) e guarde imediatamente em um pote hermético, para que não amoleça.
Respostas de 2
Adorei sua receita! Também faço a minha granola em casa e amo. Vou seguir a sua dica do cardamomo, que nunca usei, mas imagino que deva ficar uma delícia. Aqui também gosto muito de incluir frutas secas como uvas passas e pedacinhos de damasco.
Fico feliz em saber que você gostou, Carol! O cardamomo realmente traz um sabor especial. Vale super a pena testar 🙂 Frutas secas ficam excelentes. O mais indicado é adicioná-las ao final, quando a granola já estiver saindo do forno. Na próxima quero usar goji berry ❤️