Se você é (principalmente) do sul do Brasil, não é difícil que você tenha crescido com uma boa cuca quentinha por perto. Muito provavelmente também te lembra a sua avó, até porque se tem alguém que sabe fazer uma especial, é ela!
Não sou a sua avó, mas vou te ensinar a minha receita que aposto que chega bem pertinho da que ela faz 😬
Tradicionalmente a cuca é feita com fermento biológico e, como um pão, é preciso aguardar o tempo de fermentação, mas a minha leva fermento químico, os invés do biológico, então ela é super rapidinha de fazer e juro que não perde em nada para a outra, tá!?
Os ingredientes que você já precisa ver se tem por aí
- Açúcar refinado: mas não se preocupe, assim como todas as minhas receitas, essa é bem equilibrada no dulçor.
- Farinha de trigo: lógico.
- Canela em pó: sinceramente esse é um ingrediente que você coloca apenas se gostar, mas convenhamos que ele dá toda uma poesia para a farofa
- Sal: uma pitadinha só para realçar o sabor
- Manteiga: vamos usar em dois momentos, para a farofa ela estará gelada e para a massa da cuca ela será em temperatura ambiente
- Ovos: seeeempre em temperatura ambiente
- Fermento químico: é o que vai fazer essa receita ser vapt-vupt
- Leite: em temperatura ambiente, assim como os ovos. Dê preferência para o leite integral.
Como fazer a farofa crocante perfeita para a sua cuca de goiabada
A farofa é composta por açúcar, farinha de trigo, canela, sal e manteiga.
Para garantirmos uma farofa crocante, os ingredientes precisam estar gelados. Tudo bem usar apenas a manteiga gelada, mas eu pessoalmente gosto de deixar tudo já separadinho dentro de um único bowl, com a manteiga cortada em cubos pequenos, dentro da geladeira uns minutinhos antes de fazer a farofa.
A farofa pode ser feita na mão, “esfregando” a manteiga junto dos secos com as pontas dos dedos, assim eles formam uma união perfeita, garantindo a crocância. Ou ainda, como eu prefiro, você pode fazer em um processador caso você tenha. Basta pulsar algumas vezes até ver que virou uma “areia molhada”. Dica pra vida na cozinha: processador pode parecer meio inútil, mas é um item que facilita a vida em várias preparações do dia a dia. Acho essencial.
Assim que a farofa fica pronta, eu costumo colocar ela no freezer enquanto faço a massa, mais um ponto que ajuda a garantir a crocância dela.
No momento da montagem, eu gosto de fazer pedaços bem grandes dela com a mão e ir quebrando pedacinhos em cima da cuca. Eu realmente amo a farofa bem pedaçuda.
A massa da sua avó é amanteigada
Sou fã de massas a base de óleo, quando bem-feitas, mas para a cuca é imprescindível que seja usada manteiga. Ah, e por favor, não use margarina. E se possível tire ela da sua vida 🥲
Uma massa amanteigada pode talhar no momento da união dos ingredientes. Ela costuma talhar por dois motivos principais: ingredientes em temperaturas diferentes ou a união dos líquidos não emulsionou com a gordura (por exemplo ovo e manteiga, ou leite e manteiga).
Então a minha dica é: separe com antecedência os ingredientes da massa e deixe descansando na bancada, para garantir a temperatura correta. Para o momento da adição da farinha e do leite, intercale a adição deles.
Para saborizar a cuca de goiabada (ou outra coisa)
Sem dúvida alguma a minha cuca preferida é a de goiabada. Eu compro goiabada cascão, corto em pedaços pequenos e “derreto” ela na panela com água até ficar no ponto que eu gosto. Como sempre faço isso na hora que estou fazendo a cuca, e ela não pode ser adicionada quente na montagem, eu começo pela goiabada, cubro o fundo de uma forma com ela, fazendo uma camada bem fininha, e deixo dentro do freezer enquanto faço a farofa e a massa, assim ela já está bem geladinha na hora da montagem.
As opções para saborizar a cuca são infinitas, você pode saborizar com banana, banana com nata, doce de leite, frutas. Basta colocar o que você preferir em cima da massa (sempre gelado ou em temperatura ambiente) e cobrir com a farofa.
Agora sim, com todo o conhecimento que você precisa ter além da receita, vamos para ela.
As quantidades a seguir são perfeitas para uma forma com 20x30cm.
Espero muito que você goste da minha receita. Se fizer ela, lembre de me marcar no instagram @casacaroba. Vou ficar extremamente feliz em saber que estou adoçando várias casas por ai!
Beijos,
Glau ❤︎
Cuca de Goiabada
Glau MachadoIngredientes
Goiabada
- 300 g goiabada cascão
- 200 ml água
Farofa
- 250 g açúcar refinado
- 175 g farinha de trigo
- 3 cc canela em pó
- 2 pitadas sal
- 150 g manteiga gelada
Massa
- 130 g manteiga em temperatura ambiente
- 230 g açúcar
- 3 unidades ovos
- 260 g farinha de trigo
- 12 g fermento
- 230 g leite
Modo de preparo
Goiabada
- Coloque a goiabada cascão cortada em pedaços pequenos na panela, junto com a água e deixe ela derreter e se homogeneizar com a água.
- Lembre-se de que depois de fria, essa geleia fica mais firme do que está na panela, então desligue o fogo e tire ela quando estiver um pouco mais liquida do que você gostaria que ela estivesse em cima da cuca depois de fria.
- Guarde ela e use apenas quando estiver fria para colocar na cuca.
Farofa
- Junte todos os ingredientes secos da farofa e misture bem eles para se homogeneizarem.
- Acrescente a manteiga e mistura com a ponta dos dedos, esfregando, todos os ingredientes, a fim de uni-los, mas sem derreter a manteiga com as suas mãos.
- Você terá chegado no resultado final quando a mistura parecer uma areia molhada. Soltinha e levemente úmida.Deixe a farofa descansando no freezer ou na geladeira enquanto faz a massa.
Massa
- Pré-aqueça seu forno a 180°C
- Unte uma forma de 20x30cm com manteiga e trigo polvilhado ou use desmoldante.
- Em uma tijela, misture o trigo com o fermento e reserve.
- Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até ficar uma mistura clarinha, em velocidade média.
- Acrescente os ovos, um por um, e bata até fica homogêneo.
- Agora em velocidade baixa, intercale a adição do leite e da mistura de trigo. Não bata demais, apenas o suficiente para ficar homogêneo.
Montagem
- Cubra o fundo da forma com a massa da cuca.
- Em colheradas, adicione a goiabada por toda a cuca.
- Para colocar a farofa, faça com as mãos pedaços de farofa grandes e vá “quebrando" sobre a cuca, deixando uma mistura de pedaços maiores e menores por toda a cuca.
- E por fim asse por aproximadamente 30 minutos a 180°C. Na hora que for tirar do forno, espete um palitinho no meio, se ele sair limpo é porque está pronto, senão deixe mais alguns minutos e teste novamente. Cada forno é um forno, o seu pode ser mais forte ou mais fraco do que o meu, mesmo que o mostrador indiquei 180°C, por isso faça sempre o teste.
Respostas de 4
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.
Oii, vim para o teu blog por causa da receita da cuca que a Isa do tpr postou no insta e não encontrei 🙁
O blog é MARAVILHOSO!!! Encontrei muitas outras receitas incríveis que já quero testar, mas tbm queria a da cuca rs.
Oiii, Andrieli.. Ah que bacana, muitoo obrigada por esse feedback, fico super contente! A receita que a Isa postou está como “bolo amanteigado de limão com farofa crocante”, não estou conseguindo linkar aquii.. Se fizer, me conta? 🥰
Amei esse site de receitas.👏👏