Bolo de Chocolate com Brigadeiro

Um bolo especial de aniversário, de chocolate com brigadeiro. Super úmido, de sabor potente de chocolate. Um abraço em forma de bolo.

Bolo de Chocolate com Brigadeiro

Um bolo especial de aniversário, de chocolate com brigadeiro. Super úmido, de sabor potente de chocolate. Um abraço em forma de bolo.

Bolo de Chocolate com Brigadeiro

Hoje é meu aniversário, e apesar de estar longe da família e amigos, não poderia deixar passar em branco, então fiz um bolo de cacau, com brigadeiro chocolate, com ganache de chocolate – 😅 – para acabar com o meu desejo por um bolo com muito chocolate.

Pensei em diversos sabores diferentes para esse ano, mas acho que brigadeiro de chocolate é algo que me leva muito pra um lugar quentinho no coração. Tem um gostinho de infância, de casa e saudade.

Queria fazer um bolo que para comer geladinho. Que saia direto da geladeira no ponto perfeito. Ou seja, não é um bolo para ficar horas em cima da mesa, por conta do recheio e cobertura. Mas é possível adaptar para que fiquem firmes mesmo fora da geladeira. Vou falar sobre isso mais para baixo.

A massa

Apesar de amar massa amanteigada, ela não é uma massa para comer gelada, além disso, é uma massa que fica melhor sempre que comida fresquinha. Quando fazemos um bolo de andar, precisamos colocá-lo na geladeira para que não desabe, e por isso, para o meu paladar, prefiro massas à base de óleo nesse caso.

Fiz uma massa baseada na que eu fazia na minha produção, mas queria deixá-la com um sabor mais potente e com um gosto leve de café. Ela é naturalmente úmida, por isso não umedeci com calda nenhuma.

Como a maioria das massas que eu faço, essa é super simples: mistura os ingredientes líquidos, mistura os ingredientes secos e depois une os dois e mistura com um fouet. Nada mais simples do que isso!

Para essa massa, usei um buttermilk caseiro: mistura de leite com vinagre. Essa é sempre a etapa 1 para ter tempo do leite talhar, para juntá-lo ao restante dos ingredientes líquidos.

Para fazer a massa, comece ligando o forno a 180oC e untando as formas que você for usar. Eu usei 3 formas de 15cm de diâmetro. Para fazer um bolo maior, você precisará multiplicar essa quantidade. Para 3 formas 18cm, multiplique por 1.7 e para 3 formas de 21cm, multiplique por 2.7. Sempre usando a receita original como base de cálculo.

Então, depois das formas untadas, faça o leitelho (buttermilk) em uma xícara e reserve. Então, esquente água e dilua o café solúvel ou então use a mesma quantidade de café expresso ou café passado bem forte.

Em uma tigela, junte os ovos, o óleo, o leitelho (buttermilk), o café e misture.

Em outra tigela, junte todos os ingredientes secos e misture.

Coloque os ingredientes secos sobre os líquidos, misture e então divida em 3 formas.

Asse até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Aproximadamente 30 minutos. Se fizer tudo em uma única forma, o tempo de cocção será maior, mas funcionará igual.



O recheio

Bom, para fazer brigadeiro não há segredo. Eu gosto de fazer com chocolate 55%, leite condensado e creme de leite fresco, que pode ser substituído por creme de leite de caixinha, lata ou então nata.

Leve tudo junto para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre. O ponto para rechear, é quando você pega um pouco com a colher, joga por cima dele mesmo e ele mantém o desenho de onde caiu. Como na foto abaixo.

Se deixar ele ficar muito tempo, o resultado será um brigadeiro duro e que não fará uma fatia macia. Caso o seu brigadeiro fique muito firme, depois de pronto, adicione mais um pouco de creme de leite, até ficar macio.

Coloque o brigadeiro em uma tigela, tampe com plástico filme e deixe esfriar por pelo menos 5/6 horas. Use para rechear com ele em temperatura ambiente. Dessa forma ele estará macio suficiente para rechear e espalhar utilizando uma colher.

A cobertura

A cobertura é uma ganache simples. Eu utilizei uma proporção que fica perfeita para servir geladinha, sem ficar super firme. Caso você pretenda manter seu bolo por mais tempo fora da geladeira, utilize uma proporção de 1,5 de chocolate para 1 de creme de leite. Exemplo: 150g de chocolate para 100g de creme de leite.

Vale lembrar também que estou usando chocolate 55% cacau. Quanto maior a porcentagem de cacau, mais firme será o resultado final da sua ganache. Atente-se a isso!

Para fazer a ganache, basta levar o creme de leite a uma panela ou microondas, juntamente com o mel e aquecer. Não precisa ferver, apenas aquecer até uns 50oC. Então desligue e acrescente o chocolate picado. Aguarde uns 4 minutos e mexa bem com uma espátula, fazendo movimentos circulares, até que fique homogêneo.

Coloque em uma tigela, tampe com plástico filme e aguarde pelo menos 6 horas para usar. Deve ser usado em temperatura ambiente.

A montagem

A montagem é mais fácil do que parece! Comece pingando um pouquinho da cobertura ou recheio no fundo do prato em que irá servir. Isso irá “colar” a massa no prato.

Coloque a massa da base e metade do recheio. Espalhe bem, mas sem chegar até as pontas. Quando você colocar a massa de cima, ela fará o trabalho de empurrar o recheio para todas as laterais.

Repita o processo mais uma vez, e então adicione a terceira massa e leve para a geladeira. Isso fará com que as camadas fiquem mais firmes.

Depois de 1 hora de geladeira, passe uma primeira camada fina de ganache no bolo, com uma faca ou colher. Essa camada trará mais firmeza e também ira conter todos os farelos que podem cair da lateral do bolo e tornar a cobertura feia. Leve à geladeira e deixe mais 30 minutos.

Em colheradas, cubra todo o bolo com o restante da ganache, fazendo movimentos de vai e vem, formando ondas na cobertura.

Leve para a geladeira até o momento de servir.

Espero que goste! Se fizer, lembre de me marcar no instagram @casacaroba.

Bolo de Chocolate com Brigadeiro

Glau Machado

Ingredientes
  

Massa

  • 3 unidades ovos
  • 60 ml óleo de girassol
  • 170 ml água quente
  • 170 ml leite
  • 15 ml vinagre
  • 225 gramas açúcar refinado
  • 190 gramas farinha de trigo
  • 45 gramas cacau em pó
  • 8 gramas bicarbonato
  • 5 gramas fermento
  • 3 gramas sal
  • 10 gramas café em pó solúvel

Recheio

  • 395 gramas leite condensado
  • 100 gramas chocolate 55% cacau
  • 50 gramas creme de leite fresco

Cobertura

  • 300 gramas creme de leite
  • 300 gramas chocolate 55% cacau
  • 30 gramas mel

Modo de preparo
 

Massa

  • Pré-aqueça o forno a 180°C e unte 3 formas de 15cm de diâmetro (para outros tamanhos, leia na descrição as informações de conversão).
  • Em um recipiente, junte o leite com o vinagre, misture e reserve. Ele irá talhar.
  • Em uma xícara, aqueça a água e dilua o café em pó solúvel
  • Em uma tigela, junte os ovos, o óleo, o leite talhado e o café. Misture.
  • Em outra tigela, junte o açúcar, o trigo, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Misture.
  • Coloque os ingredientes líquidos sobre os secos e mistura até ficar homogêneo.
  • Divida a massa nas 3 formas e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.

Recheio

  • Leve todos os ingredientes para a panela, cozinhe em fogo baixo até engrossar levemente. O ponto deve ser um brigadeiro ainda bem macio.
  • Coloque em uma tigela, tampe com plástico filme e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Cobertura

  • Em uma panela, coloque o creme de leite e o mel e aqueça.
  • Adicione o chocolate, aguarde 4 minutos e então mistura com uma espátula, em movimentos circulares, até ficar uma mistura homogênea.
  • Coloque em uma tigela, tampe com filme plástico e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Montagem

  • Com todos as etapas devidamente finalizadas e descansadas, você pode realizar a montagem.
  • Coloque um pouquinho da cobertura ou recheio no fundo da travessa em que irá montar o bolo e então coloque a primeira camada de bolo, para "colá-lo" à travessa.
  • Adicione metade do recheio e espalhe, sem chegar até as laterais do bolo.
  • Adicione a outra camada de bolo e o restante do recheio e espalhe, também sem chegar até as laterais. Você notará, que ao colocar a camada de bolo por cima do recheio, ele irá "esmagar" o recheio e terminar de espalhá-lo.
  • Coloque a última camada de massa e leve o bolo à geladeira por 1 hora.
  • Retire o bolo da geladeira e passe uma camada fina de ganache por todo o bolo para criar uma camada que irá segurar todos os farelos de bolo para que não se misture à cobertura final. Leve para a geladeira por 30 minutos.
  • Em colheradas, cubra todo o bolo com o restante de ganache, fazendo movimentos de vai e vem, formando ondas na cobertura.
  • Leve à geladeira até o momento de servir.
Você também irá gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas

Junte-se a nós!

Assine a newsletter semanal gratuita, com conteúdo exclusivo, receitas, dicas e curiosidades.