Massa de Quiche

Fazer massa de quiche é fácil, divertido e é uma ótima ideia para servir para visitas ou então um lanchinho para a tarde.

Massa de Quiche

Fazer massa de quiche é fácil, divertido e é uma ótima ideia para servir para visitas ou então um lanchinho para a tarde.

Massa de Quiche

Acho que a maior “dificuldade” ao preparar uma quiche, é fazer uma boa massa. Eu sempre tive o hábito de fazer no processador de alimentos, mas desde que me mudei para Lisboa eu estou sem, por isso comecei a fazer à mão e deu igualmente certo.

O que esperar de uma massa de quiche

Uma boa massa é crocante nas bordas, mas sem se quebrar ao fatiar. Ela permanece intacta para se quebrar com uma crocância leve apenas na sua boca. Ela pode até lembrar (um pouco) aquela “massa podre” das empadinhas, mas ainda é mais firme.

Para chegar a uma massa assim, o ideal é que você faça ela com movimentos precisos, sem bater ou amassar demais. Inclusive, misturar de menos é até mais indicado, pois você pode formar camadas de massa e manteiga, deixando ela com a crocância leve que comentei.

Vou explicar mais abaixo as duas formas de fazer: à mão e no processador de alimentos.



Os ingredientes para a massa

  • Farinha de trigo
  • Manteiga
  • Ovo
  • Sal

Como fazer a massa com as mãos

Para começar, eu recomendo que você corte sua manteiga em cubos pequenos ou lascas. Ela será usada gelada e será mais fácil de manipular se ela já estiver em pedaços menores.

Em uma grande tigela (pode fazer bagunça, então um bom espaço vai bem), você coloca toda a farinha de trigo e a manteiga em pedaços. Entre os dedos, você vai apertando o trigo com a manteiga, com a intenção de “unir” os dois. Vai apertando e misturando, brincando com o trigo e a manteiga até que forme a famosa “areia molhada”. O trigo fica soltinho, com pequenos grumos e com a impressão de estar molhado.

Então você acrescenta o restante dos ingredientes e mistura com as mãos com delicadeza. Vai puxando a massa de baixo pra cima, apertando um pouco aqui e ali, até você conseguir formar uma bola com a massa. Pode parar, mesmo que perceba que visualmente não está super homogênea.

Coloque a massa dentro de um plástico filme, abra um pouquinho para formar um quadrado (vai facilitar para você abrir a massa com o rolo depois). Se você pretende usar em seguida, recomendo levar ao freezer por uns 10/15 minutinhos. Se não, leve à geladeira por algumas horas. Você deve perceber que a massa ficou firme.

Como fazer a massa com o processador de alimentos

Não posso negar, essa é a forma mais fácil e rápida, mas você perde um pouco da diversão.

Os passos são basicamente os mesmos. Vamos lá:

Coloque a farinha de trigo e a manteiga no processador e bata até formar a tal areia molhada.

Então, acrescente o restante dos ingredientes e bata só até formar uma bola. Pare na hora.

Coloque a massa dentro de um plástico filme, abra em um formato de quadrado e leve ao freezer (caso você deseje já usar em seguida) ou então então à geladeira por algumas horas. O resultado deve ser uma massa firme.

Hora de abrir a massa

Coloque plástico filme, papel manteiga ou um tapete de silicone sobre a bancada, abra a massa e, para ajudar, mantenha a folha de plástico filme, que você usou para guardar a massa, por cima dela. Assim a massa não gruda no rolo e você não precisa ficar acrescentando mais farinha de trigo sobre ela.

Com um rolo de abrir massa, ou uma garrafa (meu caso 😬), abra ela formando um círculo. Coloque a forma que você vai usar por cima da massa para verificar se o tamanho é o suficiente. A massa deve passar o tamanho da forma o suficiente para cobrir as laterais também.

Após a massa aberta, remova a camada de plástico filme de cima e vire a massa sobre a forma. Então remova o plástico que estava embaixo e agora ficou para cima.

Para modelar

Atenção: não fique puxando as laterais caso não tenha coberto tudo. Tire pedaços de onde sobrou e vá preenchendo, como um quebra-cabeças. Puxar a massa vai fazer ela encolher depois, pois ela “se puxa” de volta como estava antes.

Depois de modelar, você pode pressionar a massa contra a forma para cortar o excesso que sobrou. Esse excesso eu recomendo você enrolar de volta no plástico filme, levar para congelar e ir juntando com as massas que vão sobrando, ou então faça uma mini quiche.

Você acha que acabou? Desculpa, mas ainda não hehe Um truquezinho ótimo para ajudar a massa ficar mais crocante, é levá-la ao freezer por mais uns 10/15 minutos até que ela fique toda durinha.

Para assar

Você deve furar o fundo da massa com um garfo e levá-la diretamente do freezer para o forno pré-aquecido.

Agora tenho uma observação para fazer…

Pode acontecer da massa deslizar um pouquinho das laterais da forma, por conta da quantidade de manteiga. Para isso, você pode cobrir a massa com papel manteiga e preencher com arroz ou feijão a forma, para funcionar como um pesinho.

Eu já fiz muito isso, mas comecei a aceitar o fato que ela vai encolher um pouco e ficar mais baixinha. Para o dia a dia acho mais fácil. Porém, se você quer uma quiche mega lindona, feita nos mínimos detalhes, o peso vai super bem.

Agora sim, leve para assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que você perceba que o fundo está sequinho.

Se você usar o peso para assar, retire o peso na metade do tempo e retorne a massa ao forno.

Pronto, agora é só colocar o recheio e levar para assar até ele estar firme.

Sobre a validade da massa

Você pode manter a massa crua na geladeira por até 3 dias, ou então você pode congelá-la (recomendo muito, pois facilita demais para ter uma quiche pronta rapidinho) por até 3 meses.

Depois de assada e sem o recheio, recomendo finalizar em até 2 dias (adicionar o recheio e assar novamente).

Com o recheio assado, em até 3 dias.

É isso. Agora você já sabe tudo sobre massa de quiche e é só se deliciar ❤️

Já sabe, se fizer, me marca lá no instagram @casacaroba, vou adorar ver que você fez a receita.

Beijos,

Glau ❤︎

Massa de Quiche

Glau Machado

Ingredientes
  

  • 250 g farinha de trigo
  • 180 g manteiga sem sal gelada (se usar com sal, pode omitir o sal da receita)
  • 1 unid. ovo
  • 1 pitada sal

Modo de preparo
 

  • Corte a manteiga em cubos pequenos ou lascas.
  • Em uma grande tigela, adicione toda a farinha de trigo e a manteiga. Com as pontas dos dedos, vá unindo toda a manteiga com a farinha, até formar uma "areia molhada".
  • Adicione o restante dos ingredientes e misture com delicadeza, até formar uma bola. Nesse momento, não fique apertando demais, para não ativar o glúten.
  • Enrole a massa com um plástico filme e aperte para formar um quadrado achatado. Leve ao freezer por aproximadamente 15 minutos, ou à geladeira por algumas horas.
  • Abra mais uma folha de plástico filme, papel manteiga ou tapete de silicone, sobre a bancada e coloque a massa. Use por cima dela o plástico filme em que ela estava enrolada e comece a abrir com um rolo ou uma garrafa. Formando um círculo. O tamanho da massa deve ser maior que a forma, o suficiente para cobrir as laterais.
  • Remova a camada de plástico filme de cima e vire a massa sobre a forma. Remova a camada de plástico filme que estava embaixo e modele a massa dentro da forma. Não puxe as laterais caso alguma parte não seja coberta pela massa. Tire um pedaço de onde há sobra e preenche onde faltou.
  • Fure toda a massa com um garfo e leve-a ao freezer por mais 15 minutos.
  • Ao tirar do freezer, você pode cobrir ela com papel manteiga e preencher com arroz ou feijão, para criar um peso e a massa não subir e nem descer pelas laterais. Se não, leve como está ao forno, sabendo que as laterais podem "derreter" um pouco.
  • Se assar sem o peso, deixe direto até perceber que o fundo está levemente seco. Se assar com o peso, deixe 15 minutos, remova o peso e então volte ao forno até notar que o fundo está levemente seco.
  • Agora você pode colocar o recheio e levar para assar até que o recheio esteja firme.
  • Delicie-se! 🙂
Você também irá gostar

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas

Lasanha à Bolonhesa

Se você é amante de lasanha à bolonhesa, essa receita com molho bechamel é para deixar essa preparação básica ainda mais especial.

Leia mais

Junte-se a nós!

Assine a newsletter semanal gratuita, com conteúdo exclusivo, receitas, dicas e curiosidades.