Salgado de Espinafre e Massa Filo

Esse salgado de espinafre e massa filo é inspirado em um prato grego que é super democrático e versátil para servir nas festas de final de ano

Salgado de Espinafre e Massa Filo

Esse salgado de espinafre e massa filo é inspirado em um prato grego que é super democrático e versátil para servir nas festas de

Salgado de Espinafre e Massa Filo

As festas de final de ano estão chegando e para ajudar vocês com aperitivos e sobremesas para esses eventos, preparei uma sequência de receitas para que possam servir coisas deliciosas e receber com elegância. Hoje trouxe uma receita grega, que se chama Spanakopita, mas para não complicar, por aqui vou chamar de salgado de espinafre e massa filo.

Eu já havia preparado uma lista de receitas boas para servir em pequenos eventos, pensando nessa sequência que falei, e quando eu e o Rafa fomos convidados para um, corri para a cozinha pra testar essa receita e foi amor na hora.

Ela tem tudo o que é preciso: não demanda muito tempo de preparo, não demanda muitos ingredientes, tem um sabor que foge do comum e fica perfeito para cortar em quadradinhos e servir em uma mesa de aperitivos.

Além de tudo essa receita é super democrática e versátil, primeiro porque é vegetariana e segundo porque você pode servir como aperitivo, prato principal ou acompanhamento.

Os ingredientes para o Salgado de Espinafre e Massa Filo

  • Espinafre: eu gosto de usar o congelado para essa receita, pela praticidade, mas é possível trocar pelo fresco. Veja as recomendações abaixo.
  • Massa filo: é muito fácil de encontrar massa filo em grandes mercados, geralmente estão na área de massas congeladas.
  • Queijo feta: a receita original leva queijo feta, porém é um pouco difícil de encontrar em certas regiões. Uma substituição que funciona bem é ricota com queijo gorgonzola. Veja as recomendações abaixo.
  • Endro/Dill: esse tempero é uma das coisas mais importantes dessa receita, tente não deixar de usá-lo. Eu tenho dificuldade de encontrar o fresco por aqui, por isso tenho sempre o seco, que faz muito bem a função.
  • Iogurte natural grego: é importante usar o grego pela consistência mais cremosa que ele tem.
  • Alho picado
  • Limão siciliano
  • Ovos
  • Noz-moscada
  • Sal
  • Pimenta moída
  • Manteiga

O que é preciso de pré-preparo

Se você estiver usando espinafre congelado, retire do freezer um dia antes e deixe descongelando em cima de uma peneira na geladeira. Se você quiser fazer na hora e seu espinafre estiver congelado, coloque-o em água fervente até descongelar. De ambas as formas você precisará apertar bastante o espinafre para soltar o que conseguir da água.

Se optar por usar espinafre fresco, leve em consideração que precisará de bastante espinafre, pois ele murcha muito. Nesse caso, leve todo o espinafre para uma frigideira com azeite de oliva e sal e refogue até murchar por completo. Reserve.

Sua massa filo está congelada? Leve também para descongelar de um dia para o outro na geladeira.



Como preparar o recheio

Esse recheio é muito fácil, pois é basicamente só misturar tudo.

Em uma tigela, adicione os ovos e bata só para misturar levemente, adicione o alho picado, o queijo feta picado grosseiramente com as mãos (ou a ricota com gorgonzola), o iogurte, endro/dill, raspas de limão, noz-moscada, um pouco de sal (se usar feta quase nem é preciso sal, pois o queijo é super salgado), pimenta preta e o espinafre. Misture tudo com uma colher e está pronto.

Como montar

Comece medindo a sua massa filo com a sua forma. A massa que compro aqui vem em mais ou menos 11 folhas e tem aproximadamente o dobro do tamanho da minha forma, então eu começo dividindo ao meio, rendendo 22 folhas de massa filo. Para fazer isso, com elas uma em cima das outras, dobro ao meio e corto com a faca.

Eu li que a massa filo resseca com muita facilidade e por isso o ideal é manter um pano úmido por cima das folhas que serão usadas durante todo o processo. Aqui eu não tive esse problema. Não usei o pano e a folha ficou perfeita do início ao fim, porém está em um período muito úmido em Lisboa. Se você estiver em uma cozinha em um ambiente seco ou com o ar condicionado ligado, por exemplo, recomendo fazer esse truque do pano úmido para ter certeza que você não irá perder suas folhas de massa filo.

Derreta um pouco de manteiga, que será usada para pincelar toda camada de massa filo.

Para montar é simples: coloque uma folha no fundo da forma, pincele ela toda com manteiga e coloque mais uma camada de folha. Repita isso até ter usado 10 folha de massa.

Espalhe todo o recheio pela massa e retorno a fazer camadas de massa. Nessa parte superior você deve usar também ao menos 10 folhas. Para a massa que compro aqui, essa parte superior rende 12 folhas.

Finalize pincelando também a última camada com manteiga.

Leve para assar a 200℃ por aproximadamente 25 minutos ou até que esteja bem dourado.

Leia abaixo antes de assar, caso deseje servir cortado em cubos!

Para servir

Se você for servir já cortada em cubos, o ideal que já corte seu salgado antes de assar, pois depois estará muito crocante e irá se quebrar na hora de fatiar. Não precisa cortar até o fundo, basta garantir que as folhas da parte de cima estão cortadas, o restante é possível cortar depois de assado.

Além disso, usar papel manteiga no fundo da forma, antes de começar a montar, irá ajudar a desenformar o salgado para separar os quadrados depois de assado.

Se for servir como um acompanhamento ou prato principal, não é necessário cortar antes. O quebra-quebra da massa faz parte do espetáculo.

Dá para fazer com antecedência o salgado de espinafre e massa filo?

Se quiser preparar com antecedência seu salgado, uma dica é montar tudo e levar para congelar. Ele irá durar pelo menos 30 dias no freezer.

Você também pode fazer no dia anterior e deixar na geladeira para assar no dia seguinte.

Não deixe mais do que um dia por conta do ovo cru da massa.

Espero que você goste. Se fizer lembra de me marcar lá no insta: @casacaroba. Vou adorar ver como ficou.

Salgado de Espinafre e Massa Filo

Glau Machado

Ingredientes
  

  • 250 gramas massa filo
  • 400 gramas espinafre congelado
  • 300 gramas queijo feta (ou 200 gramas de ricota + 100g de gorgonzola)
  • 200 gramas iogurte grego
  • 3 unidades dente de alho picado
  • 2 unidades ovo
  • 1 unidades limão siciliano (raspas)
  • 1 colher de sopa endro/dill seco picado picado (use pelo menos 2 colheres de sopa se for usar fresco)
  • 1 pitada noz-moscada
  • Quanto baste sal
  • Quanto baste pimenta do reino moída
  • 100 gramas manteiga

Modo de preparo
 

  • Leve sua massa filo e o espinafre para descongelar na geladeira no dia anterior ao preparo.
  • Essa receita rende uma forma de aproximadamente 20x25cm.
  • Comece picando bem o alho e leve para uma tigela. Adicione os ovos e bata levemente, apenas para misturar.
  • Esprema bem o espinafre e adicione à tigela. Acrescente o queijo feta (ou ricota com gorgonzola) picado, o iogurte grego, o endro, raspas do limão, noz-moscada, pimenta do reino moída e o sal. Tenha cuidado com o sal, pois o queijo feta é bem salgado.
  • Misture tudo muito bem com a ajuda de uma colher. Reserve.
  • Leve a manteiga para derreter.
  • Verifique se o tamanho da massa filo se encaixa com a sua forma e, se necessário, corte-a. Se for servir cortado em cubos, coloque uma folha de papel manteiga no fundo da forma para ajudar a desenformar os cubos e separá-los depois de assados.
  • Coloque a primeira camada de massa filo, pincele com manteiga derretida e acrescente a próxima folha. Repita esse processo até ter 10 folhas na sua forma.
  • Espalhe o recheio sobre a massa filo.
  • Repita o processo de adicionar folhas até acabá-las.
  • Se for servir cortads em cubos, já faça os cortes na massa antes de levar para assar. Não é preciso cortar até o fundo, basta cortar as camadas que estão sobre o recheio.
  • Leve para assar a 200℃ por aproximadamente 25 minutos ou até que esteja bem dourado.
  • Se for servir cortado em cubos aguarde esfriar um pouco para desenformar e cortar.
Você também irá gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas

Lasanha à Bolonhesa

Se você é amante de lasanha à bolonhesa, essa receita com molho bechamel é para deixar essa preparação básica ainda mais especial.

Leia mais

Massa de Quiche

Fazer massa de quiche é fácil, divertido e é uma ótima ideia para servir para visitas ou então um lanchinho para a tarde.

Leia mais

Junte-se a nós!

Assine a newsletter semanal gratuita, com conteúdo exclusivo, receitas, dicas e curiosidades.