Para fazer uma boa receita de queijo mascarpone caseiro, que seja cremoso, saboroso e aveludado, bastam poucos ingredientes e um pouquinho de paciência.
Durante o tempo em que a Casa Caroba estava com a produção de bolos funcionando, no meu cardápio havia uma opção com o nome de Tiramisu. Claramente era um bolo inspirado na clássica sobremesa italiana. Ele levava três camadas de massa de baunilha regadas com calda de café e rum, recheadas com o creme mais autêntico possível de tiramisu.
Inclusive, você pode encontrar uma receita deliciosa de tiramissu aqui: receita de tiramissu.
Para quem conhece a sobremesa, o creme autêntico com que ela é feita leva queijo mascarpone. Aqui no Brasil muitas vezes não encontramos esse queijo em mercados, ou o valor é exorbitante.
Por isso, para que eu pudesse comercializar o bolo, testei diversas receitas e cheguei em uma que é perfeita para mim e funciona 100% das vezes.
Você precisa apenas de 2 ingredientes e organização para ter o seu queijo mascarpone caseiro. Por mais simples e fácil que seja, ela precisa ficar por pelo menos 8 horas na geladeira com o intuito de dessorar, para que fique com uma consistência perfeita.
Os ingredientes que você precisa ter para fazer o queijo mascarpone caseiro:
- Creme de leite fresco ou nata: a nata possui a mesma composição do creme de leite fresco, porém tem uma porcentagem maior de gordura. Assim você vai chegar em um produto parecido com o do creme de leite fresco pasteurizado, mas não igual.
- Limão ou ácido cítrico em pó: para essa receita utilizei o limão.
- Por último, um paninho fino limpo ou um filtro de café de papel: para fazer o meu, eu coloquei o filtro de papel em um suporte, que pode ser o próprio de café também, e posicionei sobre um pote, que é onde vai o soro que sairá do queijo.
Substituir o creme de leite fresco por UHT não funcionará nessa receita. Esses cremes de leite possuem diversos outros ingredientes em sua composição que não vão permitir que cheguemos tão perto do queijo mascarpone original, quanto o fresco ou nata.
Caso você esteja fazendo o queijo para utilizar em algum outro produto e queira garantir uma padronização na produção, recomendo usar ácido cítrico em pó. O limão, por ser um ingrediente natural, pode estar menos ácido, por exemplo, e causar algumas pequenas variações no produto final. No entanto, para uma produção do dia a dia, não terá problemas.
Depois de pronto o seu queijo mascarpone caseiro, você pode usar para fazer um tiramissu, por exemplo, ou qualquer preparação que peça por esse queijo.
Vamos para essa receita super fácil?
Vou adorar ver que você fez. Não deixe de me marcar lá no instagram @casacaroba.
Queijo Mascarpone Caseiro
Glau MachadoIngredientes
- 500 gramas creme de leite fresco ou 400g de nata + 100ml leite integral
- 30 ml suco de limão coado ou 1/2 colher de chá de ácido cítrico em pó
Modo de preparo
- Coloque o seu creme de leite na panela e deixe aquecer em fogo médio, mexendo sempre.
- Quando for levantar fervura, acrescente o suco de limão ou o ácido cítico em pó e mexa por aproximadamente 5 minutos. Assim que você colocar, vai notar que ele vai espessar levemente.
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar e esfriar naturalmente por aproximadamente 30 minutos
- Coloque um filtro de café em um suporte de filtro, ou então coloque um pano limpo e fino sobre uma peneira grade, e posicione eles sobre um pote.
- Após 30 minutos da mistura descansando em uma panela, despeje-a sobre o filtro ou o pano, e deixe dessorar na geladeira por pelo menos 8 horas.
- Após o tempo de descanso, o queijo estará firme, cremoso e pronto para ser usado.
Respostas de 8
Se for usar a nata é o mesmo procedimento??
Isso mesmo!! igualzinho 🥰
Glau, esse queijo combina em outras receitas? Se sim, quais?
Combina com muuuitas receitas, tanto salgadas, quanto doces. Meu bolo preferido no momento, por exemplo, é de laranja com azeite de oliva e chantilly de mascarpone. Fica ótimo servido com uma pera ao vinho (tem receita aqui no blog), em cima da pavlova, com panquecas. Já em receitas salgadas, faço uma receita de nhoque com espinafre e limão siciliano, que coloco mascarpone pra trazer cremosidade ao preparo (combina super com massas). Uma ideia: quiche de salmão com raspas de limão siciliano e mascarpone.
Espero que essas dicas ajudem! :))
Põe sal?
Oii, Willian. Eu não coloco, mas fica ao seu critério 🙂
Se usar a Nata, ela eh mais consistente que o creme de leite fresco que eh mais líquido… aquecer a Nata não corre o risco de engrossar mais ou queimar o fundo? Ou se usar nada o processo é diferente ?
Oii, Renato! Boa pergunta.. Para resolver isso é adicionado o leite junto às natas 🙂