Como prometido no último post – 5 hábitos matinais para um dia mais tranquilo (aqui) – em que trouxemos um pouquinho sobre o Ciclo Circadiano, agora chegou o momento de te falar tudo sobre ele!
Do latim: circa = cerca de / diem = dia
O ciclo circadiano corresponde ao período de cerca de 24 horas, um dia todinho, em que o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia.[1]
O ciclo circadiano está diretamente relacionado com a nossa qualidade de vida
Ele funciona como nosso “relógio” biológico, controlando os ritmos do nosso corpo e mostra como o ritmo diurno da natureza afeta o funcionamento das nossas células. Ele também está presente em animais, plantas e acredita-se que até em algumas bactérias unicelulares.[2]
É diretamente regido pelo nosso sistema endócrino
Ao amanhecer, a luz do sol aumenta a produção do hormônio cortisol, que nos desperta para o dia. Já à noite, a escuridão estimula o aumento da melatonina (hormônio do sono), para que possamos relaxar e dormir.
A exposição a telas e luzes artificiais nesse período pode interferir no funcionamento desse delicado sistema de autorregulação e equilíbrio. [4]
Esse nome foi dado por Franz Halberg para definir ciclos com duração de 24h e, em 2017, três fisiologistas norte-americanos ganharam o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia com seus estudos sobre esse fenômeno[2]. Tá vendo como ele é importante?
Eu gosto muito dessa definição que está na Mandala Lunar de 2022:
“Assim como outros seres do planeta, nosso corpo foi seguindo o compasso do Sol e da Lua e desenvolvendo um relógio interno que chamamos de ciclo circadiano. Nossos processos fisiológicos se relacionam com os ritmos de toda a vida, indicando momentos para acordar, sentir fome, sono e assim por diante”.
Como o ciclo circadiano funciona?
O ciclo é influenciado pela luz do Sol, temperatura, movimento das marés, ventos, dia e noite. Ele regula a atividade física, química, e psicológica do organismo, influenciando a digestão, o estado de vigília, o sono, a pressão arterial, a regulação das células e a temperatura corporal.[1]
Nos seres humanos e outros animais mamíferos, o relógio circadiano é controlado pelo hipotálamo. Região do cérebro que recebe sinais sobre luz e escuridão, captados pela retina nos olhos, estabelecendo os padrões de sono e vigília ao longo do dia.[5]
O que pode atrapalhar o ciclo?
Ao acordar, quando estiver trabalhando, estudando, limpando a casa, experimente abrir as cortinas e janelas. Dessa forma você terá maior percepção do ambiente e assim entrará no seu ritmo.
O fato de não receber a luz da manhã e permanecer em ambientes fechados, irá afetar a ativação do ciclo circadiano neste período. Também, a exposição excessiva a telas, principalmente à noite, pode provocar a ativação do “estado de vigília” do ciclo circadiano em um tempo anormal.[3]
Somos natureza
Resumindo, nada mais é do que ajustarmos nossa rotina ao ciclo da natureza, afinal, somos seres naturais, mas que nos desconectamos da natureza vivendo cada vez mais em selvas de pedra.
Somos cíclicos: a natureza nos mostra que há tempo de buscar e o tempo de descansar, de criar e de incubar, o de abraçar o mundo e o de se recolher. É hora de sair do automático e despertar instintos![4]
Nós – seres humanos – fomos moldados na natureza e por mais que cada vez mais desconectados, nossa essência vem dela. Nosso corpo, mente e a percepção do espaço foram esculpidos no mundo natural.
Estamos vivendo cada vez mais contra o ciclo da natureza, contra o nosso verdadeiro ciclo. Necessitamos e dependemos do contato com ela para que o nosso organismo funcione corretamente, para ter saúde. Mais um fator que nos leva a enxergar a natureza à nossa volta e nos guiar por ela para organizar nosso dia. Cada ser é único!
Separamos para você um livro incrível para você ler mais sobre isso e transformar aos poucos a sua vida: Mude seus horários, mude sua vida: Como usar o relógio biológico para perder peso, reduzir o estresse, dormir melhor e ter mais saúde e energia.
Esse conteúdo fez sentido para você? Nos conte o que achou. Vamos ficar felizes em saber que ajudamos pelo menos um pouquinho a você se conhecer mais!
Com muito carinho,
Duda Zanella
Até a próxima semana!
Referências:
[1] Legnaioli, Stella. Ritmo circadiano: o que é e qual sua importância?. eCycle, São Paulo. Saúde e Bem estar. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/ritmo-circadiano/. Acesso em: 12, setembro, 2022.
[2] Regulação do ritmo circadiano na cidade e no campo: reflexos na alimentação, saúde e sono. Listen notes, 12, agosto, 2021. Podcast. Disponível em: https://www.listennotes.com/podcasts/ritmo-circadiano/regula%C3%A7%C3%A3o-do-ritmo-hylbQudOXVv/
[3] Braun, Fabiola Johann. “Circa Diem”: A Luz e o Ciclo Circadiano. Simples assim, lamparina virtual, Dourados, fevereiro, 2017. Disponível em: http://fabiolajb.blogspot.com/2017/02/circa-diem-luz-e-o-ciclo-circadiano.html. Acesso em: 12, setembro, 2022.
[4] Andrade, Naíla; Houlthausen, Ieve. Tudo é ciclico. Mandala Lunar, 2021, pág. 6. Porto Alegre. Disponível em: https://www.mandalalunar.com.br/
[5] Ciclo circadiano: o que é, fisiologia e o que pode afetar. Tua Saúde, setembro 2022. Disponível em: https://www.tuasaude.com/ciclo-circadino/#:~:text=O%20ciclo%20circadiano%20humano%20%C3%A9,vig%C3%ADlia%20ao%20longo%20do%20dia. Acesso em: 13, setembro, 2022.
Respostas de 4
Nossa guria, muito verdade! Eu sinto direitinho no final de semana como meus dias são mais “limpos”, porque me forço a sair um pouco das telas e aproveitar para acordar cedo, abrir bem as janelas, cuidar das plantinhas.. Durante a semana as vezes acabo acordando e já indo trabalhar na frente do notebook e muitas vezes com a cortina fechada – isso acaba me deixando com uma sensação meio estranha de cansaço, mas um cansaço diferente.
É isso mesmo!!! A gente vai vivendo no automático e acaba nem vendo o quanto pequenas atitudes nos fazem mal! O bom é a gente reconhecer e mudar no nosso tempo! Bom te ter aqui!!
Adorei . O texto fez muito sentido pra mim , nestes temos tão conturbados o meu sono não é mais o mesmo . Obrigada pelas dicas .
Bom te ver por aqui! Obrigada pelo carinho de sempre!