O Bacalhau à Brás é um prato tradicional português que é simples de fazer e ao mesmo tempo rico em sabor. Além disso, por aqui, é também um prato consideravelmente acessível, pois conta com insumos baratos. Esse é o primeiro prato do que desejo que seja uma coletânea de receitas portuguesas em breve.
Abri, na semana passada, uma caixinha de perguntas no Instagram questionando qual era o melhor prato português, depois de terem me perguntado isso (obrigada pela ideia, Day), e lá recebi muitas respostas que preciso provar e aprender. Então, o desafio está lançado 😅
Quem é o Brás?
Bom, de acordo com as minhas leituras, Brás (ou Braz) era o dono de uma tasca no Bairro Alto (❤️), aqui em Lisboa, e que lá mesmo criou essa receita.
E faz total sentido. A receita é acessível, gostosa e funciona muito bem em um restaurante. Já aproveito para dar uma primeira dica: a base com cebola, temperos e bacalhau, você pode fazer com antecedência e apenas esquentar e finalizar com as batatas e ovo na hora de servir. Ou seja, ótimo para um restaurante e ótimo para fazer em casa para receber os amigos.
O bacalhau
Para essa receita, começamos já com o bacalhau dessalgado (demolhado). Aqui encontro vários de ótima qualidade. Já no Brasil, de acordo com o meu pai, que é expert em fazer Bacalhau à Gomes de Sá (inclusive, vou aproveitar pra trazer essa receita aqui o dia que ele vier me visitar 😬 – alô, pai!), os bacalhaus que já se encontra dessalgado em mercado não são de boa qualidade.
Sendo muito sincera, eu não sei dizer se é verdade ou não, pode ser que ele apenas deu azar, mas de toda forma, é fácil dessalgar o bacalhau em casa.
Para dessalgar, basta você lavar as lombos do peixe, colocar em uma bacia com água cobrindo as peças, acrescentar gelo, tampar e levar à geladeira. Agora o tempo e trocas de água dependerá da grossura da posta, mas repetir o processo 4 vezes de a água a cada 5 horas, acrescentando gelo em cada troca, pode ser o suficiente. Basta pegar um pedacinho e provar se segue salgado e então repetir o processo.
Lembre-se de que no caso de usar o bacalhau que precisa ser dessalgado, você deve começar com pelo menos 24h de antecedência esse processo.
A batata do Bacalhau à Brás
Talvez seja preciosismo da minha parte, mas eu gosto muito de fazer a batata em casa e no forno. Da mais trabalho, mas acho que o sabor fica ainda mais especial, além de algumas batatas ficam mais queimadinhas e outras menos, dando uma diferença de tonalidade no prato, que eu acho linda!
Eu tenho feito com a batata baby, porque ela já é super pequeninha e fica ótima para batata palha. Mas você pode usar a grande e cortar pequeno, como pode também usar direto uma batata palha de mercado. Tudo vai da sua disponibilidade e vontade. Acho que vale tudo, desde que respeite a essência da receita.
Ah! Vale dizer que elas perdem a crocância na hora de comer hehehe. Mas garanto que não é decepcionante. Faça os Bacalhau à Brás!
Os ovos
Sempre que eu acrescento os ovos, eu penso o quão proteica é essa receita ahahah. Realmente se utilizam vários ovos. Quando faço, uso 2 ovos inteiros + 1 gema por pessoa. Os ovos vão trazer uma consistência cremosa e ainda mais sabor. E não, não fica com gostão de ovo.
Os ovos devem ser feitos da mesma forma de um ovo mexido: fogo baixo, mexendo bem sempre, sem formar grumos grandes e ovo e sem deixar secar até o final. Ele não estará cru, mesmo que siga cremoso e brilhante.
Como fazer o Bacalhau à Brás
Começo cozinhando os lombos de salmão em água fervente por 10 minutos, e em seguida removo da água e levo para esfriar em uma tigela. Depois de frio, iremos remover a pele e as espinhas do peixe, além de “desfiar” ele nesse processo.
Se fizer as batatas em casa, esse será seu próximo passo: cortar as batatas em palitos pequenos e assar até ficarem crocantes ou fritar (fritar dá mais sujeira pra você limpar depois 😬). Para assá-las, eu coloco papel alumínio no fundo de uma assadeira, unto com azeite de oliva, espalho bem as batatas, rego com mais um pouco de azeite de oliva e levo ao forno. Quando estiverem douradas e crocantes, estão prontas.
Depois desses passos já em andamento, eu coloco bastante azeite de oliva em uma panela (azeite de oliva é o que não falta aqui), e refogo a cebola fatiada em meia lua, com as folhas de louro e depois acrescento o alho. O alho fica por último para não queimar e não amargar.
Acrescentamos o bacalhau dessalgado e desfiado à panela e envolvemos bem. Se sentir falta, acrescente mais um pouco de azeite de oliva.
Depois disso basta acrescentar as batatas e então, em fogo baixo, os ovos batidos e temperados. Como falei acima, esse é o momento de mexer bem e não deixar secar completamente, nem formar grumos grandes de ovo. É como se você estivesse fazendo um ovo mexido super cremoso.
Leve à travessa na qual irá servir e finalize com salsinha picada e algumas azeitonas pretas.
Delicie-se! Espero que você goste.
Se fizer, lembra de me marcar lá no instagram @casacaroba, vou adorar ver o que você fez!
Beijos,
Glau ❤︎
Bacalhau à Brás
Glau MachadoIngredientes
- 400 gramas bacalhau dessalgado (demolhado)
- 200 gramas mini batata ou tradicional (ou 150g batata palha)
- 4 unidades ovos
- 2 unidades gemas
- 1 unidade cebola
- 2 unidades dente de alho
- 2 folhas louro
- azeitona preta para decorar (inteiras ou fatiadas)
- azeite de oliva
- salsinha
- pimenta preta
- sal
Modo de preparo
Bacalhau
- Cozinhe o bacalhau em água fervente por 10 minutos. Após esse tempo, retire o bacalhau da água e deixe esfriar. Em seguida, remova a pele, as espinhas e "desfie"o bacalhau, deixando ele pequenos pedacinhos.
Batatas Palha Assada
- Para fazer sua própria batata palha no forno, descasque as batatas e corte em mini palitos. Coloque papel alumínio em uma assadeira, unte com azeite de oliva e cubra com as batatas palito. Espalhe bem, dessa forma elas assarão de forma homogênea. Asse a 180oC, com o dourador ligado, até que fiquem douradas. Retire do forno e deixe esfriando.
Bacalhau à Brás
- Em uma panela, despeje bastante azeite de oliva e coloque as cebolas cortadas em meia lua, juntamente com as folhas de louro e um pouco de sal. Refogue até que fiquem translúcidas. Acrescente o alho picado.
- Adicione o bacalhau desfiado/em pedacinhos e envolva bem com o azeite de oliva. Se sentir necessidade, acrescente mais um pouco de azeite. Mexa por uns 5 minutos, em fogo baixo.
- Adicione as batatas e misture bem.
- Quebre os ovos em uma tigela, adicione as gemas extras, tempere com um pouco de sal e pimenta, misture e verta sobre o bacalhau. Mexa bem para o ovo envolver todo o bacalhau, sem deixar formar grandes grumos de ovo. A ideia é que fique cremoso. Adicione mais pimenta e acerte o sal.
- Coloque tudo no prato em que irá servir e finalize com salsinha e um punhado de azeitonas pretas.