Para quem veio do Instagram, sabe que eu fui surpreendida com o interesse pela receita da sopa de cebola. Postei por lá achando que iriam revirar o olho e acabaram gostando e pedindo. Então, como prometido, está por aqui.
Apesar de ter um espírito idoso e amar sopa qualquer horário do dia (sim, sopa é janta!), eu nunca tinha experimentado essa receita, até ter a oportunidade de tomar a “original” no ano de 2018, em um restaurante bem típico francês, na cidade de Lyon, o berço da culinária francesa. Por lá, no cardápio sempre tem essa sopa, que é servida como entrada.
Essa tinha sido a primeira e última vez, mas que deixou uma saudade, principalmente pelo momento especial, com uma companhia especial. ❤️
Agora em 2022, em uma aula da faculdade em que estávamos aprendendo sobre fundos (que aqui a gente vai chamar de caldo, por ser a forma mais comum, apesar de não serem exatamente a mesma coisa), fizemos o fundo escuro de boi, que eu vou chamar de caldo de carne 😅. Esse é o caldo usado tradicionalmente como base para essa sopa.
A forma que aplicamos esse fundo foi logicamente na sopa de cebola. Fiquei feliz e com aquele gostinho de carinho pela lembrança boa. Depois disso, peguei o costume de fazer e tenho feito com mais frequência do que eu gostaria de admitir. 😂
Os ingredientes para a sopa
- Manteiga
- Cebola (lógico)
- Vinho branco seco
- Trigo
- Caldo de carne, ou o que você tiver, apenas de não ser o tradicional.
- Folha de louro
- Tomilho
- Pimenta do reino
- Sal
Os ingredientes para finalização
- Fatias de pão torrado ou croûtons
- Queijo gruyère
Como fazer a sopa de cebola
A receita começa caramelizando a cebola na manteiga. Para caramelizar a cebola você não precisa adicionar açúcar, ela contém açúcar naturalmente, que será o suficiente para a caramelização. Recomendo fazer em temperatura baixa e ir mexendo de vez em quando, até alcançar um tom marrom claro.
Quando alcançar esse tom de cebola caramelizada, você adiciona o vinho branco seco, deixa reduzir até ficar um líquido espesso e adiciona o trigo.
Frite rapidamente essa mistura e acrescente o caldo de carne logo (ou de sua preferência). Nesse momento eu gosto de adicionar folha de louro e uns raminhos de tomilho.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Enquanto cozinha, você pode colocar suas fatias de pão para torrar no forno ou então fazer seus croûtons.
Após o tempo de cocção, sua sopa está pronta. Porém ela é tradicionalmente servida em tigelas individuais, com as torradas, queijo ralado e então levadas ao forno até gratinar.
E é isso! Essa receita é facinha de fazer e é uma delícia para quem gosta de cebola. Se fizer, lembra de me marcar lá no insta @casacaroba.
Um beijo,
Glau ❤︎
Sopa de Cebola
Glau MachadoIngredientes
- 4 unidades cebola
- 2 colheres de sopa manteiga
- 100 ml de vinho branco seco
- 2 colheres de sopa trigo
- 2 litros caldo de carne ou outro de sua preferência
- 2 folhas louro
- 2 ramos tomilho
- Q/b sal
- Q/b pimenta do reino
Modo de preparo
- Em uma panela, frite a cebola na manteiga em temperatura baixa, mexendo de vez em quando para não queimar, até caramelizar.
- Adicione o vinho e deixa reduzir até ficar um líquido espesso.
- Acrescente o trigo, mexa e frite durante um minutinho.
- Coloque o caldo, mexa para não formar grumos. Acrescente o louro e o tomilho. Quando começar a ferver, diminua o fogo e feche a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
- Enquanto cozinha, você pode torrar suas fatias de pão no forno ou fazer os seus croûtons, caso você opte por usá-los, além de ralar o seu queijo.
- Passados os 20 minutos, divida a sopa em porções, dentro de tigelas individuais, cubra com as torradas e finalize com queijo gruyère ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, com o dourador ligado, até gratinar o queijo. Sirva em seguida!
- Na hora de levar ao forno, gosto de dispor as tigelas em uma assadeira, assim fica fácil de tirá-las do forno. Para servir, coloco sobre um prato, dessa forma nem sua mesa e nem você se queimam ao comer a sopa.
Respostas de 2
Ameiiii, obrigada por compartilhar delícias como essa!
Troquei o gruyère por parmesão, e ainda assim ficou uma delícia. Preparo simples e resultado maravilhoso.