Vou começar dizendo que fiquei surpresa por conseguir fazer um sorvete de chocolate em casa, sem sorveteira e ficar tão gostoso! Aquele sorvetão “de tia”, que tem em festa de família, vai estar pra sempre no meu coração e jamais vou recusar, mas eu diria que esse aqui é um upgrade 😅
Sem (ou com) sorveteira – e sem emulsificante
É possível sim fazer sorvete sem usar sorveteira (nossas tias e avós estão aí de prova), mas para garantir que ele fique suuuper cremoso, existe um truque para ajudar.
Quando usamos a sorveteira, ela faz com que o líquido congele de forma super rápida, fazendo com que não ocorra a formação de cristais de gelo no sorvete.
Para que esses cristais de gelo não se formem quando fazemos sem a sorveteira (ou formem poucos – já que o meu ainda não ficou 100% perfeito nesse quesito, mas é uma técnica em evolução hehe), devemos primeiramente garantir uma quantidade ideal de gordura na receita. Com a quantidade de gordura resolvida, devemos partir para a técnica do congelamento.
Os ingredientes para o sorvete de chocolate
- Creme de leite fresco: a grande fonte de gordura do nosso sorvete
- Leite integral
- Gemas: o emulsificante natural
- Chocolate meio amargo: usei Callebaut 54,5%
- Açúcar
- Extrato de baunilha (opcional)
Vale dizer que a qualidade dos ingredientes, especialmente do chocolate, farão total diferença no resultado final dessa preparação, pois o chocolate é o que trará o sabor do sorvete, por isso escolha um que seja delicioso.
Como fazer
Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e o leite e leve para ferver. Quando ferver, desligue, acrescente a baunilha e reserve.
Derreta o seu chocolate no microondas (ou banho-maria), de 30 em 30 segundos, até que esteja completamente derretido. Coloque de colheradas o líquido quente da panela e vá mexendo. Dessa forma você irá homogeneizar o chocolate até que fique bem líquido. Então verta tudo dentro da panela.
Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata até ficar um creme bem pálido. Nesse momento, diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando o conteúdo da panela em fio. Assim a temperatura das gemas irá aumentar sem que elas cozinhem e virem um belo omelete – chamamos isso de temperar as gemas.
Depois que terminar de acrescentar todo o conteúdo da panela nas gemas, volte essa mistura à panela em fogo médio e mexa até alcançar o ponto napê, que é quando ele fica levemente espesso e, ao passar o dedo nas costas da colher, o creme forma um caminho que não fecha. Atenção, esse creme não deve ferver!
Agora é hora de levar para esfriar. Você pode congelar ele dessa forma e comer assim mesmo, porém irão formar alguns cristais de gelo, perdendo aquela suuuper cremosidade.
Se quiser garantir uma cremosidade maior, siga esses passos:
E é isso! Garanto que quanto mais vezes você fizer, melhor vai desenvolver essa técnica e ter ótimos resultados.
Espero muito que você goste. Se fizer, lembra de me marcar lá no insta @casacaroba, vou adorar ver o que você fez ❤️
Sorvete de Chocolate
Glau MachadoIngredientes
- 400 g creme de leite fresco
- 400 g leite integral
- 20 g extrato de baunilha (opcional)
- 230 g chocolate meio amargo (usei Callebaut 54,5%)
- 150 g açúcar refinado
- 6 unid. gemas
Modo de preparo
- Leve o creme de leite e o leite para ferver em uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o extrato de baunilha.
- Leve o chocolate para derreter no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, acrescente em colheradas o líquido da panela no chocolate apenas para que ele dilua e homogenize o chocolate. Então verta o chocolate dentro da panela e mexa.
- Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até que fique um creme bem pálido. Então verta em fio o conteúdo da panela sobre as gemas batidas. Devemos fazer isso lentamente para elevarmos a temperatura das gemas sem cozinhá-las e formar um "omelete". Chamamos isso de "temperar as gemas".
- Depois das gemas temperadas, devolva toda essa mistura à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até alcançar o ponto napê, que é quando passamos o dedo nas costas da colher e ela forma um caminho que não se fecha. Cuidado, essa mistura não deve ferver, apenas engrossar levemente.
- Leva essa mistura à geladeira e aguarde esfriar.