Sorvete de Chocolate

Desculpem, tias, mas esse sorvete de chocolate é um upgrade para os sorvetões das festas de família. Prometo que vão gostar!

Sorvete de Chocolate

Desculpem, tias, mas esse sorvete de chocolate é um upgrade para os sorvetões das festas de família. Prometo que vão gostar!

Sorvete de Chocolate

Vou começar dizendo que fiquei surpresa por conseguir fazer um sorvete de chocolate em casa, sem sorveteira e ficar tão gostoso! Aquele sorvetão “de tia”, que tem em festa de família, vai estar pra sempre no meu coração e jamais vou recusar, mas eu diria que esse aqui é um upgrade 😅

Sem (ou com) sorveteira – e sem emulsificante

É possível sim fazer sorvete sem usar sorveteira (nossas tias e avós estão aí de prova), mas para garantir que ele fique suuuper cremoso, existe um truque para ajudar.

Quando usamos a sorveteira, ela faz com que o líquido congele de forma super rápida, fazendo com que não ocorra a formação de cristais de gelo no sorvete.

Para que esses cristais de gelo não se formem quando fazemos sem a sorveteira (ou formem poucos – já que o meu ainda não ficou 100% perfeito nesse quesito, mas é uma técnica em evolução hehe), devemos primeiramente garantir uma quantidade ideal de gordura na receita. Com a quantidade de gordura resolvida, devemos partir para a técnica do congelamento.

Os ingredientes para o sorvete de chocolate

  • Creme de leite fresco: a grande fonte de gordura do nosso sorvete
  • Leite integral
  • Gemas: o emulsificante natural
  • Chocolate meio amargo: usei Callebaut 54,5%
  • Açúcar
  • Extrato de baunilha (opcional)

Vale dizer que a qualidade dos ingredientes, especialmente do chocolate, farão total diferença no resultado final dessa preparação, pois o chocolate é o que trará o sabor do sorvete, por isso escolha um que seja delicioso.

Como fazer

Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e o leite e leve para ferver. Quando ferver, desligue, acrescente a baunilha e reserve.

Derreta o seu chocolate no microondas (ou banho-maria), de 30 em 30 segundos, até que esteja completamente derretido. Coloque de colheradas o líquido quente da panela e vá mexendo. Dessa forma você irá homogeneizar o chocolate até que fique bem líquido. Então verta tudo dentro da panela.

Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata até ficar um creme bem pálido. Nesse momento, diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando o conteúdo da panela em fio. Assim a temperatura das gemas irá aumentar sem que elas cozinhem e virem um belo omelete – chamamos isso de temperar as gemas.

Depois que terminar de acrescentar todo o conteúdo da panela nas gemas, volte essa mistura à panela em fogo médio e mexa até alcançar o ponto napê, que é quando ele fica levemente espesso e, ao passar o dedo nas costas da colher, o creme forma um caminho que não fecha. Atenção, esse creme não deve ferver!

Agora é hora de levar para esfriar. Você pode congelar ele dessa forma e comer assim mesmo, porém irão formar alguns cristais de gelo, perdendo aquela suuuper cremosidade.

Se quiser garantir uma cremosidade maior, siga esses passos:

E é isso! Garanto que quanto mais vezes você fizer, melhor vai desenvolver essa técnica e ter ótimos resultados.

Espero muito que você goste. Se fizer, lembra de me marcar lá no insta @casacaroba, vou adorar ver o que você fez ❤️

Sorvete de Chocolate

Glau Machado

Ingredientes
  

  • 400 g creme de leite fresco
  • 400 g leite integral
  • 20 g extrato de baunilha (opcional)
  • 230 g chocolate meio amargo (usei Callebaut 54,5%)
  • 150 g açúcar refinado
  • 6 unid. gemas

Modo de preparo
 

  • Leve o creme de leite e o leite para ferver em uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o extrato de baunilha.
  • Leve o chocolate para derreter no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, acrescente em colheradas o líquido da panela no chocolate apenas para que ele dilua e homogenize o chocolate. Então verta o chocolate dentro da panela e mexa.
  • Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até que fique um creme bem pálido. Então verta em fio o conteúdo da panela sobre as gemas batidas. Devemos fazer isso lentamente para elevarmos a temperatura das gemas sem cozinhá-las e formar um "omelete". Chamamos isso de "temperar as gemas".
  • Depois das gemas temperadas, devolva toda essa mistura à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até alcançar o ponto napê, que é quando passamos o dedo nas costas da colher e ela forma um caminho que não se fecha. Cuidado, essa mistura não deve ferver, apenas engrossar levemente.
  • Leva essa mistura à geladeira e aguarde esfriar.
Você também irá gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas