E o fim do ano chegou. Fim do ano que vai passar mais rápido que o normal, eleições definidas, Copa do Mundo, Covid acalmando… 2022 chegando ao fim e pra mim a sensação é que voltamos à “normalidade”, a respirar um pouco. Pensando nisso, trouxe algumas ideias e reflexões para abrirmos os caminhos da casa e da vida e nos despedirmos desse ano.
Para você refletir
Antes de tudo, proponho uma reflexão sua sobre como foi seu ano. Pode ser mentalmente, ou escrevendo, desenhando… como preferir.
Coloque para fora sentimentos, emoções, pensamentos, frustrações, realizações. Tudo que está preso em sua mente e coração. Pense também nas coisas boas, felizes.
Apenas solte, não se apegue a ficar com a letra legível, algo bonito, é algo só para você. Se preferir pode queimar esse papel depois dessa reflexão ou guardar em um local protegido.
Para você e o lar
Primeiramente, o que é lar pra você?
Eu gosto dessa definição que traduz muito do que eu sinto e entendo por lar:
“O lar é onde você constrói uma base ou sede a partir da qual você pode se aventurar pelo mundo e para a qual pode retornar no fim do dia. É o lugar onde você pode ser você mesma, relaxar e permitir que a energia, que você controla com tanto rigor fora de suas partes, flua livremente em um espaço protegido.” – Arin Murohy Hiscock, do livro A Casa da Bruxa Natural.
Livro disponível aqui: A Casa da Bruxa Natural
Faça um checkup geral da casa
Verifique vazamentos, falhas da pintura, móveis bambos, se os eletrodomésticos estão funcionando, lâmpadas queimadas. Tente arrumar o que for possível, algumas coisas mais simples você e sua família podem arrumar. Aproveite para reuni-los neste momento.
Decore a casa de um jeito diferente
Pinte uma faixa de parede de uma cor diferente, faça algum desenho e emoldure, coloque algum objeto que tenha boas memórias afetivas para algum lugar exposto. Traga seus livros favoritos na decoração.
Dica: o Ale do instagram @casadevila7 tem um lar inspirador, repleto de garimpos e memória afetiva. Vale a pena conferir e se inspirar!
Movimente a casa mudando algo de lugar
Pode ser algum móvel, quadro, coisas das gavetas, plantas. Esse movimento além de renovar as energias pode trazer um espaço mais circulável até para as festas de fim de ano. Busque deixar os corredores e passagens livres.
Traga flores no ambiente
Colha plantas coloridas do seu jardim, se não tiver peça para alguma vizinha, familiar. Assim, vamos sentir uma energia agradável e renovada.
Limpe
Cuide do seu templo. Comece aos poucos, mas não deixe de fazer a famosa faxina de Natal. Você sentirá que sua casa está livre.
Desentulhe
Aproveite a limpeza física para organizar as gavetas, armários. Tire tudo aquilo que você não usa – e aproveite para ajudar quem precisa. Separe doações, itens para venda (Enjoei, Mercado Livre, Repassa são ótimas plataformas!), reciclagem, divulgue para amigos, familiares. O que não é mais útil para você pode ser para o outro!
Traga um novo hábito sustentável
Que tal aproveitar o final do ano para colocar um hábito sustentável em prática.
Lembrando que são apenas sugestões, faça se e o que fizer sentido para você!
Não se esqueça de tomar um banho relaxante, com calma, com todo cuidado para repor as energias. Agradeça por tudo que passou e por tudo que está por vir!
Confira nossos outros posts sobre rotina, energia e autocuidado, tenho certeza que vão te ajudar a encarar o fim do ano com mais leveza!
Conte pra gente o que achou!
Um ótimo final de ano para todos nós!
Com carinho,
Duda Zanella
Respostas de 4
Amei real as sugestões
No corre corre do dia a dia acabamos esquecendo de detalhes que podem fazer a diferença na nossa qualidade de vida
Exatoo!! Uns minutinhos de pausa para olhar para nosso lar fazem muito bem!
Como é bom ter esse teu cuidado suave, Duda!
Muito obrigada pelo carinho!!