Matchá

O matchá virou febre recentemente e, para quem ama ou tem curiosidade, aqui eu expliquei o que é e como fazer em casa!
O matchá virou febre recentemente e, para quem ama ou tem curiosidade, aqui eu expliquei o que é e como fazer em casa!

Matchá

Nos últimos tempo o matchá virou uma febre doida. Seria ele o novo kombucha? Hehe

A relação do matchá com as pessoas costuma ser de amor ou ódio, mas a verdade é que existem algumas maneiras diferentes de preparar o matchá, que pode agradar diversos tipos de paladar.

Mas afinal, o que é o matchá?

O matchá é feito da mesma folha do chá verde, o “Camellia Sinensis”. Mas diferente da preparação do chá verde que fazemos com a infusão das folhas, ele é a própria folha do chá verde “processada”, que vira o pó. Ou seja, quando consumimos matchá, consumimos a folha inteira.

No processo de cultivo da Camellia Sinensis para o matchá, as folhas são deixadas na sombra durante 1 mês antes da colheita, fazendo com que ela produza mais clorofila, o que traz perfis de sabores diferentes do chá verde, além de mais antioxidantes e aminoácidos, fazendo com que o sabor seja mais intenso e complexo.

O matchá é consumido há muito tempo em cerimônias tradicionais do chá no Japão, onde inclusive são respeitados alguns métodos de preparação bem específicos.

Ele aumenta a energia?

Assim como o café, o matchá tem o poder de aumentar a energia, mas ele o faz de maneira gradual e duradoura, diferente do café, que gera um pico de energia seguido de uma queda. Além disso, a L-teanina presente na folha, ajuda a melhorar a memória e concentração.

Existe só um tipo?

Na verdade, não. Existem alguns tipos diferentes, que variam na qualidade (e preço). Eu costumo usar o matchá da Pura Vida (você encontra aqui). Ele vem em um saco de 100g, o que rende aproximadamente 40 porções.

Eu costumo usar uma colher de chá por xícara/copo que preparo, o que tem mais ou menos 2,5g.

Acho a qualidade desse matchá muito boa e o preço bem de acordo.

Como é preparado o matchá?

Como falei, existem diversas formas diferentes. Você pode preparar apenas com água quente, com leite, além de poder adicionar açúcar, mel, xarope e até água tônica.

Eu costumo preparar sempre com leite vegetal de aveia, que já traz um pouco de dulçor, podendo ser quente ou gelado. Minha forma preferida é definitivamente feito com gelo e leite, além de às vezes adicionar 10ml de xarope de menta (esse eu aprendi no The Coffee ❤️)

Independente da forma que você escolher preparar, a forma inicial é sempre a mesma: misturar o pó com um pouco de água quente (nunca fervendo, pois vai amargar e estragar a sua experiência gustativa hehe). Existe o mexedor de bambu tradicional do matchá para fazer isso, mas pode ser simplesmente fazer uma “pastinha” com o pó e mexer com uma colher ou garfo até dissolver bem e depois acrescentar um pouco mais de água quente.

Depois disso você pode colocá-lo em um copo com gelo e finalizar com o leite da sua preferência (caso opte por fazer gelado e com leite). Senão, só finalize com água ou leite quente até dar uma xícara completa.

Entendido? Agora você pode se deliciar com matchá na sua casa, tanto em dias quentes, quanto em dias frios.

Fez o matchá do jeitinho que aprendeu aqui? Me marca lá no instagram @casacaroba

Beijos,

Glau ❤︎

Matchá Gelado com Leite

Glau Machado

Ingredientes
  

  • 1 colher de chá de pó de matchá
  • 60 ml de água quente
  • 200 ml de leite gelado (eu uso o leite de aveia)
  • 2 colheres de chá de xarope de menta ou mel ou agáve ou o que preferir para adoçar (adoçar é opcional)
  • Q/B de gelo

Modo de preparo
 

  • Comece misturando o pó com um pouquinho da água em uma pequena tigela, para fazer uma pastinha e remover qualquer gruminho.
  • Adicione o restante da água e mexa bem.
  • No copo que for servir, encha de gelo e por cima despeje o matchá dissolvido na água quente.
  • Adicione o adoçante da sua preferência, caso for usar, e finalize com o leite gelado.
Você também irá gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu sou a Glau, criadora da Casa Caroba. Há sete anos comecei meus estudos na área da confeitaria e fotografia de alimentos. Durante esse tempo tive minha própria confeitaria, trabalhei em um restaurante e hoje tenho o meu trabalho dos sonhos: vivo para criar receitas, vídeos e fotos, tanto para mim, quanto para outras marcas, que servem como um convite a cozinhar, comer, compartilhar e receber. Puxe uma cadeira!

Preferidos

Faca xyz

Faca xyz

Relacionadas