Piscamos e o final do ano já está aí. Pensando na rotina exaustiva e corrida preparei uma receita que uso muito quando preciso descarregar as energias e reenergizar: um escalda-pés relaxante.
Mas o que é escalda-pés?
Podemos descrever o escalda-pés com uma prática milenar, presente em diversas tradições e civilizações. Consiste em literalmente colocarmos nossos pés em uma bacia com água quente até a altura das canelas. Assim, ocorre o relaxamento e limpeza das extremidades inferiores que trazem benefícios para o corpo e mente.
Dentre seus benefícios está o alívio de sintomas da tensão pré-menstrual, de doenças como gripes e resfriados, diminuir inchaço,alívio de dores e estresse, ou simplesmente para proporcionar uma sensação de bem-estar.
O que você irá precisar para o escalda-pés relaxante:
- Sal grosso
- Óleo essencial (opcional): caso use óleo essencial dissolva primeiro ele em um pouco de óleo (pode ser de girassol, azeite, amêndoas) ou mel.
- Ervas, flores frescas ou secas: gosto de usar lavanda e camomila (ervas relaxantes), ou capim limão e alecrim (ervas de limpeza e revigorantes)
- Bacia: tamanho que caiba seus pés inteiros dentro
- Pedrinhas, ou bolinha de gude, bola de fisioterapia (o que você tiver no quintal de casa): a função delas é de relaxar ainda mais os pés ao toque.
- Toalha para colocar embaixo da bacia e secar os pés no final
- Água quente: a quantidade é até cobrir seus pés na bacia
Veja aqui nossa sugestão de bolas de fisioterapia: Conjunto de Rolo e Bola de Massagem
Ervas frescas colhidas do quintal, pedras do jardim = conexão!
Como fazer o escalda-pés
Mantenha a toalha embaixo da bacia. Na bacia, coloque no fundo as pedras, em seguida o sal grosso, as ervas, umas gotinhas de óleo essencial (se quiser) e por fim a água quente. Coloque a ponta dos dedos do pé para certificar que a temperatura da água está ok e depois é só se deliciar. Deixe seus pezinhos dentro do escalda pés e desfrute. Aconselho deixar entre 10 a 20 minutos!
O meu eu fiz com lavanda e hortelã. Para relaxar e aliviar as tensões!
Quando terminar seque bem os pés e finalize passando um hidratante ou um óleo vegetal 🙂
Depois é só devolver as pedras para o jardim. As ervas e a água também podem ser desenvolvidas na natureza. Ela retribuirá!
Ah, aproveite esses minutos para desconectar do mundo e se conectar com você.
Preparamos uma playlist especial para esse momento. Veja aqui: Playlist Para Relaxar
Acenda um incenso, uma vela, curta o silêncio ou uma boa música. Você merece!
Espero que gostem!
Quando fizerem nos marquem e comentem aqui o que acharam!
Com carinho,
Duda Zanella
Respostas de 2
Amei as dicas – eu gosto de passar um creme esfoliante algumas vezes que faço o escalda-pés. Mas fiquei com uma dúvida: o óleo essencial pode ser aquele que usamos naqueles aromatizadores elétricos de parede?
Aii que delicia Ma!! Isso, esse mesmo!! As vezes tem gente que usa as essencias nesses aromatizadores também, pode ser usado. Um beijo!