Sempre que posto o burger de tofu com coleslaw no Instagram, chove de mensagem pedindo como faz. Acho muito engraçado que há alguns anos muita gente torceria o nariz para o tofu, e hoje ele é super bem aceito, o que é ótimo, porque ele é uma ótima fonte de proteína vegetal e bem gostosinho se souber preparar.
Eu comia esse burger em um restaurante que já não existe mais em Floripa, que se chamava Sandz. Era ótimo 🥲.
O grande lance do tofu, é que ele por si só não tem sabor, por isso ele precisa ser marinado ou ao menos cortado em fatias beeem fininhas e bem temperado.
Vou ensinar direitinho como gosto de fazer. Vamos lá?
O tofu
A primeira coisa que devemos fazer com o tofu é fatiar e pressionar entre folhas de papel toalha para remover o excesso de água no interior. Você pode até colocar um peso em cima e deixar alguns minutos para que a água saia super bem, inclusive pode trocar o papel quando estiver muito úmido.
Esse processo vai permitir que o sabor da marinada penetre nele e saborize o tofu, por isso, é um passo mega importante. Depois de pressionado, é hora de marinar.
Para a marinada, eu gosto de usar os seguintes ingredientes: shoyu, alho picado, folha de louro, páprica defumada, sumo de limão e água. Você coloca todo os ingredientes em um potinho no qual as fatias de tofu encaixem bem, sem deixar um super espaço, pois senão você precisará encher muito mais com os temperos para que o tofu fique imerso na marinada.
Eu aconselho você deixar pelo menos 1 hora na marinada, mas se você conseguir preparar com antecedência e deixar de um dia para o outro, é ainda melhor!
Para empanar o burger de tofu (ou panar, como diriam os portugueses 🫶)
Empanar o tofu no panko é sem dúvida o que deixa esse burger ainda mais atraente. A crocância e o douradinho são de dar água na boca.
Para esse processo, eu utilizo 3 pratos. Um com panko temperado com páprica defumada (vai trazer uma cor ainda mais bonita para o empanado), sal e pimenta. Outro com trigo temperado com sal, e outro com ovo* temperado com sal.
Todas as etapas são levemente temperadas com sal. Não pese a mão, mas não deixe de fazer isso.
*Se você for vegana: tudo de origem animal aqui pode ser facilmente substituído. O ovo, por exemplo, pode ser trocado por uma misturinha de água com amido de milho, que trará a “aderência” do ovo.
Os passos: remova o tofu da marinada, passe no trigo, passe no ovo (ou na mistura de água com amido de milho) e passe no panko. Essa forma já fica ótima, porém, se quiser extra crocante, depois do panko você pode passar novamente no ovo (ou mistura) e no panko. Já fiz das duas formas e geralmente o que decide como vai ser é a quantidade de panko que tenho disponível no dia 😂.
Depois desses passos, o tofu já está pronto para ser grelhado na frigideira! Eu coloco um pouquinho (mesmo) de manteiga (que pode ser substituída por azeite de oliva ou manteiga vegana) e deixo dourar de todos os lados. Também é possível fazer no forno, mas não deixe de untar um pouco a forma para não grudar o panko no fundo. Lembro de ter testado na airfryer e ter dado certo, mas faz muito tempo que fiz. Aqui ainda não tenho airfryer (nem microondas… pasmem).
O coleslaw
Coleslaw é algo relativamente novo na minha vida. Acho que a primeira vez que comi faz uns 3 anos e desde então sou viciada. Funciona com tanta coisa! Para acompanhar um churrasquinho, por exemplo, fica delicioso.
A combinação básica do coleslaw é repolho roxo, repolho branco e cenoura. Gosto também de adicionar cebola em tiras fininhas.
Os passos são super simples: juntar e uma tigela a cenoura ralada, repolhos fatiados finos, cebola em tiras finas. Comece sempre fatiando a cebola e deixando ela de molho em água gelada, dentro de geladeira, até que termine de fatiar o restante.
A esses ingredientes, também vamos adicionar maionese (troque por vegana se for o caso), sal, pimenta moída, açúcar (ou mel ou melado) e sumo de limão (ou vinagre – eu amo vinagre e uso sempre).
Agora é só misturar tudo muito bem e deixar de lado para a montagem depois.
A maionese
A parte mais simples dessa receita: misturar maionese, alho em pó ou picadinho, molho de pimenta (uso sriracha) e um pouquinho de vinagre pra trazer uma acidez leve (pode omitir se não quiser).
Agora sim, cada etapa está pronta e é só montar.
A montagem do burger de tofu
Escolha um ótimo pão de hambúrguer para essa preparação. Se você puder escolher, indico um pão de brioche, que vai fechar com chave de ouro.
Fatie ao meio e doure levemente na manteiga (ou azeite de oliva) na em uma frigideira. Recomendo usar a mesma do tofu, assim você não suja uma frigideira a mais. Passe um papelzinho toalha para tirar o que ficou do empanado do tofu e coloque a manteiga e o pão.
Com o pão ainda quentinho e dourado, comece colocando bastante maionese na base, adicione o tofu e então o coleslaw. Feche o pão e sirva na hora!
Você pode adicionar mais ingredientes de acordo com o seu paladar. Um que também funciona bem é picles de pepino.
Espero muuuito que você goste e faça. Não esquece de me marcar no instagram @casacaroba. Vou adorar ver!
Beijos,
Glau ❤︎
Burger de Tofu com Coleslaw
Glau MachadoIngredientes
- 4 unidades pão de broche para hambúrguer
- 400 g tofu firme
- 1/2 xícara farinha de trigo
- 2 unidades ovos (ou 1 xícara de água e 3 colheres de sopa de amido de milho)
- 1 xícara panko
- 3 colheres de sopa páprica defumada
- 1 folha louro
- 3 colheres de sopa shoyu
- 2 dentes alho
- 1/2 unid. limão
- 1 xícara repolho roxo fatiado
- 1 xícara repolho verde fatiado
- 1/4 xícara cenoura ralada
- 1/2 unid. cebola roxa em tiras
- 1 colher de sopa vinagre de maçã ou branco ou sumo de limão
- 1 colher de sopa açúcar ou mel ou melado
- 1 xícara maionese
- 1/2 colher de sopa molho de pimenta
- 1/2 colher de sopa alho em pó (ou picadinho)
- Q/b sal
- Q/b pimenta moída
Modo de preparo
Tofu
- Fatie o tofu em quatro pedaços de aproximadamente 1 dedo cada um. Em seguida, remova o excesso de água das fatias pressionando-as entre folhas de papel toalha. Se possível, coloque um peso por cima e deixe durante algum tempo.
- Em um pote, que encaixe bem as fatias, sem sobrar muito espaço, adicione o shoyu, alho picado, folha de louro, 1 colher de sopa de páprica defumada, meio limão espremido e complete de água até que cubra todas as fatias. Deixe na marinada por pelo menos 1 hora, se puder, deixe ainda mais. Vale de vez em quanto virar o pote de um lado para o outro.
- Depois do tempo na marinada, é a hora de empanar as fatias. Em um prato adicione o panko, 2 colheres de sopa de páprica defumada, sal e pimenta moída. Em outro prato quebre os ovos e mexa bem (ou então faça a mistura de água com amido de milho, para a versão vegana), tempere com sal. No último prato adicione trigo e salgue.
- Comece passando as fatias no trigo, em seguida no ovo ou mistura vegana e então no panko. Se quiser, pode fazer um empanado duplo, passando novamente no ovo/mistura e panko.
- Em um frigideira com manteiga ou azeite de oliva, doure todos os lados do tofu e reserve.
Coleslaw
- Em uma tigela, misture os repolhos fatiados finos e a cebola em tiras (deixar marinando em água com gelo na geladeira antes de misturar).
- Acrescente 1/2 xícara de maionese, o açúcar, vinagre, sal e pimenta moída.
- Mexa bem e deixe descansando na geladeira.
Maionese Temperada
- Misture 1/2 xícara de maionese, o molho de pimenta, o alho em pó (ou picadinho) e um pouco de vinagre para trazer acidez caso você goste.
Montagem
- Fatie seu pão de hambúrguer e doure as faces internas em na frigideira com manteiga/azeite de oliva.
- Passe bastante maionese na base, posicione o tofu em cima e então o coleslaw.
- Feche o pão e sirva imediatamente!